Arquivo

Eleições 2008. Schirmer faz marola, mas é sim candidato a prefeito de SM pela terceira vez

Li com atenção a reportagem (com direito a uma entrevista curta, mas incisiva) do jornal A Razão, em sua edição deste final de semana, tendo como personagem principal o deputado Cezar Schirmer, que, até as pedras sabem, é quem manda no PMDB de Santa Maria.

Como é natural – todos os políticos em pré-campanha agem assim – não dá 100% de certeza acerca da sua candidatura, pela terceira vez consecutiva (foi derrotado por Valdeci Oliveira duas vezes), à prefeitura de Santa Maria. No entanto, deixa suficientemente clara a estratégia: unir quem é oposição ao PT, donatário do Executivo.

É verdade, também, que se contradiz. Afinal, na entrevista curtinha, publicada na página 7, faz sérias críticas à governadora Yeda Crusius, que recém iniciou seu mandato. No entanto, em Santa Maria, um dos maiores opositores ao PT é o PSDB de Jorge Pozzobom – que, por sinal, também tem pretensões executivas e, no último pleito, fez 30 mil votos para deputado federal na cidade, 8 mil a mais que o próprio Schirmer.

Em todo o deputado, que vai assumir como primeiro suplente em 1º de fevereiro, em Brasília, é, sim, candidato a prefeito. Alguém duvida? Leia, então, a reportagem do jornal:

”Schirmer será ou não candidato?

Deputado, que continuará na Câmara, despista sobre eventual candidatura a prefeito

Faltam ainda 21 meses para as eleições municipais de 2008. Parece distante, mas, na verdade, a pré-campanha eleitoral começa este ano. Ou melhor, já começou. Desde outubro passado, quando as urnas revelaram quantos votos têm os principais políticos santa-marienses, começou a se desenhar o quadro sucessório do prefeito Valdeci Oliveira (PT), que não poderá concorrer no próximo pleito por já ter sido prefeito duas vezes consecutivas. E o que já se vê na cidade é uma movimentação de lideranças e partidos políticos na perspectiva de se manter ou chegar à Prefeitura.

O PT, partido que governa Santa Maria desde 2001, sonha com um terceiro mandato. Para isso, acertou a participação do PDT, uma das siglas influentes no município, já na atual administração. O PMDB, partido que chegou duas vezes em segundo lugar com o deputado federal Cézar Schirmer concorrendo na cabeça-de-chapa, não desistiu. E Schirmer, ao que tudo indica, continua forte dentro da sigla para concorrer pela terceira vez. O PP, partido do deputado estadual não reeleito José Haidar Farret, é uma incógnita. E é em cima dessa incógnita que o PMDB e Schirmer começam a movimentar as peças do complicado xadrez da sucessão municipal.

“Ainda é muito cedo para se pensar em 2008”, diz Schirmer, despistando sobre sua possível candidatura a prefeito em 2008. O veterano político, que não conseguiu a reeleição mas continuará deputado na condição de suplente de Osmar Terra (eleito pelo PMDB e chamado para integrar o governo estadual), mantém reserva quando o assunto é política municipal. Tudo, provavelmente, para não estragar nenhuma possibilidade de articulação para o próximo ano.

Fontes ligadas ao deputado garantem que ele será o candidato do PMDB à Prefeitura. Mais: afirmam que Schirmer buscará o apoio de Farret, duas vezes prefeito e..”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br (Atenção: procure o ícone “edições de hoje e anteriores” e leia no formato em PDF, nas páginas 3 e 7), ou na versão impressa, nas bancas desde a manhã deste sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo