Arquivo

Governo gaúcho. Partidos ansiosos à espera da nomeação dos CCs regionais. É mesmo?

Já aconteceu antes, em outros governos. Por que, então, tamanha ansiedade em torno da nomeação dos ocupantes dos Cargos de Confiança regionais do Governo do Estado? Entendo que é natural: afinal de contas, nunca antes, ao que me lembre, tantos partidos tiveram a relevância e a quase paridade, na condução do executivo, que demonstram as siglas que apóiam a governadora Yeda Crusius.

 

Ainda assim, algumas questões (e nomes) já estão definidas. Apenas não foram divulgadas – o que explica o nervosismo evidente entre as mais diversas facções políticas com importância local. E que querem, obviamente, cacifar-se junto à Chefe do Executivo. Ou mesmo pensam no pleito municipal de 2008 e querem a visibilidade pública que um cargo desses pode proporcionar.

 

Em todo caso, algumas definições já ocorreram. Uma é a da Coordenadoria Regional de Educação. Embora todo o lobby, e o apoio do PMDB, um dos pilares da administração, Márcia Estivalet foi demitida no primeiro dia de governo. Outros ocupantes de cargos continuaram, o que dá fôlego à especulação (esperança?) de que possam continuar.

 

Assim como está já confirmado, desde o início da noite de sexta-feira, que Robson Zinn, do PMDB, continuará coordenando o CASE (Centro de Atendimento Sócio-Educativo). Ele venceu uma batalha com o tucano Vitélio Rossi de Freitas, que a direção local do PSDB trabalhava para recolocar no lugar de onde foi tirado no último ano do governo de Germano Rigotto.

 

Aliás, sobre a questão dos cargos regionais, sugiro a leitura da coluna Observatório, que publico no jornal A Razão, e que reproduzi aqui na manhã deste sábado. Vai mais abaixo, na tela, e confira. E também recomendo a leitura da reportagem que o mesmo jornal editou neste final de semana, e que trata do assunto. Confira:

 

“Nomeações na fila

Cargos regionais do governo estadual ainda dependem de definições nos outros escalões

 

A discussão sobre o preenchimento dos cargos regionais do governo estadual deverá começar em fevereiro por parte dos secretários. Este é o caso do titular da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), interinamente ocupada desde o final do ano passado pelo coordenador adjunto, Hary Egon Leschko, quando o ex-prefeito de São Pedro do Sul, Walmyr Dressler (PMDB), entregou o cargo.

 

“O que eu posso adiantar é que o governo do Estado está fazendo uma avaliação. Primeiro, nomeou os secretários. Agora está fazendo a nomeação do segundo escalão, dos diretores gerais e dos presidentes de estatais, o que deverá estar pronto na semana que vem. Depois disso é que serão discutidos os cargos regionais”, explicou o secretário estadual de Saúde, Osmar Terra, em entrevista ao Jornal A Razão e à Rádio Santamariense nesta quinta-feira.

 

A informação de Terra, segundo ele próprio, foi repassada pelo Chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia. Uma fonte indicada para cargo do segundo escalão, no entanto, disse para A Razão que os cargos regionais começarão a ser definidos já na..

 

SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas desde a manhã deste sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo