Arquivo

IPTU. Olha que coincidência: Porto Alegre e Santa Maria vão debater nova planta de valores

Faz duas semanas, no jornal A Razão, reportagem (que reproduzi aqui) noticiava, com base em informações do secretário de Finanças, Roberto da Luz Júnior, que a prefeitura vai enviar, ainda este ano, projeto que modifica a “planta de valores” no município, do Imposto Predial e Territorial Urbano.

É evidente que se trata de assunto pra lá de polêmico. Especialmente porque, ao que tudo indica, vai significar, na prática, aumento de imposto para o contribuinte. Ou pelo menos para parte deles. Outros, é natural que assim seja em casos desse tipo, poderão ter redução. É o tipo de assunto que mobiliza a comunidade e os vereadores.

O interessante é que, segundo li ontem na página de internet do habitualmente bem informado jornalista Políbio Braga, a mesma mudança será proposta em Porto Alegre, pelo prefeito José Fogaça, do PPS. O objetivo é o mesmo: atualizar a planta de valores do IPTU (e também do ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis). A consequência é idêntica: uns pagarão mais, outros menos.

E daí? Daí que será muitíssimo curioso acompanhar a discussão simultânea, lá e aqui, do mesmo assunto. E verificar o comportamento dos que aqui são governo e lá oposição, e vice-versa: lá governo, aqui oposição. E mais: trata-se de um terreno movediço, onde a demagogia, invariavelmente, faz morada. Ou estou muito enganado e, tanto lá quanto cá, a questão será discutida com realismo e interesse público? A conferir.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo