Arquivo

Lula e governadores. Yeda terá uma reunião reservada, pouco antes do encontro coletivo

Antes do lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), que acontece na manhã desta segunda-feira, no Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva terá encontro com os governadores de oposição. Apenas um, Aécio Neves, de Minas Gerais, ainda não havia confirmado presença até a tarde deste domingo.

Entre os que conversarão com o Presidente da República, estará a gaúcha Yeda Crusius que, por interveniência do ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, terá uma conversa reservada com Lula. É pouco provável, porém, inclusive pela escassez de tempo, que a governadora do Rio Grande consiga expor todas as suas idéias, especialmente aquela, da qual esta página já tratou, que implica em mudanças no índice de pagamento da dívida externa do Estado para com a União.

Talvez exatamente por essa circunstância, Yeda tenha dito esperar que uma audiência exclusiva possa ser marcada, no menor tempo possível. A questão é, porém, diferente. Diferente de outros Chefes de Executivo, alguns já recebidos pelo Presidente, a titular do Palácio Piratini tem demonstrado uma posição de confronto com o Governo. Aliás muito semelhante à adotada por Olívio Dutra em relação a Fernando Henrique Cardoso, entre 1990 e 1994. Esse tipo de comportamento pode ser bom ou ruim, dependendo do ponto de vista. Qual o seu?

Por enquanto, fiquemos com a informação disponível, publicada pelo ClicRBSM, o portal de notícias do grupo RBS, que trata da reunião deste início da semana:

”Yeda terá breve encontro reservado com Lula nesta segunda
Governadora quer audiência para tratar de dívida e de perdas nas exportações

A governadora Yeda Crusius terá nesta segunda o seu primeiro encontro particular com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desde a posse no Palácio Piratini. O presidente deverá recebê-la por alguns minutos no intervalo entre as reuniões que terá com o Conselho Político e com os governadores ou antes da cerimônia de lançamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O encontro foi mediado pelo ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, que convidou a governadora para uma breve conversa com Lula. Mas a governadora espera também receber do presidente convite para uma audiência. A tucana deseja uma reunião oficial com o petista para tratar de assuntos de interesse do governo gaúcho, como a dívida com a União e as perdas geradas pela isenção de impostos para exportações. Como o encontro desta segunda será rápido, Yeda não terá tempo suficiente para expor em…”,/I>

SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do ClicRBS na internet, no endereço http://www.clicrbs.com.br/clicnoticias/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&tab=00002&newsID=a1403398.htm&subTab=235.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo