Lula na rede. Presidente quer ser pop também na internet. E terá até blogue e página no Orkut
Já tem gente sendo contratada e o blogue produzido. Tudo para criar um novo contato de Luiz Inácio Lula da Silva com a população – aquela que, cada dia mais, se informa mais pela internet do que pelos meios tradicionais e que transformam em sucesso (modéstia às favas) até mesmo este sítio. Além do que, segundo a assesseria de comunicação, haverá um jeito de responder mais facilmente aos milhares de e-mais enviados cotidianamente ao Presidente.
Mas não é só isso. Para cair na rede, Lula terá também uma página oficial no Orkut, o sítio de relacionamento preferido dos brasileiros, e até no Twitter, a nova mania da rede. Ah, e tudo isso mereceu extensa reportagem publicada pela revista IstoÉ, que está nas bancas. Confira um trecho do material assinado por Sérgio Pardellas. A foto é de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. A seguir:
Lula high tech
Cada vez mais conectado à era digital, o presidente cria blog do Planalto e lança perfis no orkut e no Twitter
Antes de assumir a Presidência da República, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que não tinha muita intimidade com as novas tecnologias. O tempo passou, Lula está há quase sete anos no poder e acabou por aderir de vez ao mundo high tech. A partir de julho, ele poderá mandar mensagens pela internet, gravar vídeos no YouTube e até participar de chats. Todas essas ferramentas estarão disponíveis no blog do Planalto, nome provisório do site da Presidência, cujo pré-lançamento está marcado para a quinta-feira 24 em Porto Alegre, durante o Fórum Internacional do Software Livre. O objetivo do governo ao criar o novo canal institucional é aproximar ainda mais Lula da população e ampliar a comunicação institucional. A linguagem utilizada no novo site será a mais simples e direta possível, recorrendo a mensagens curtas, vídeos e até infográficos. Atualmente, no site do Planalto, apenas o áudio dos discursos de Lula é disponibilizado.
“A internet é o extravasamento da liberalidade do ser humano”, definiu o presidente, em recente conversa com representantes de portais.
A decisão de criar o blog de Lula foi inspirada na bem-sucedida ideia do presidente dos EUA, Barack Obama, de utilizar as chamadas redes sociais da internet para impulsionar sua campanha e ampliar o contato com o eleitorado. Um estudo encomendado pela Secretaria de Comunicação da Presidência revelou que existe uma fatia considerável da população que não se informa pelos meios tradicionais de comunicação.
Esse é um dos públicos que o governo também pretende alcançar, dentro da política de fazer com que as notícias institucionais cheguem ao maior número possível de brasileiros. “O blog é um instrumento a mais, mas não eliminará as entrevistas de improviso que o presidente dá no dia a dia”, ressalta um assessor de Lula. outro objetivo, com o novo meio de comunicação, é responder com mais agilidade aos questionamentos que chegam diariamente à Presidência…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui , se desejar, também outras reportagens publicadas na edição desta semana da revista IstoÉ.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.