Arquivo

No Planalto. Lula toma posse para mais 4 anos e diz que seu governo é popular, não populista

Foi pouca gente, especialmente se a comparação for com semelhantes solenidades, ocorridas há quatro anos, quando ele assumiu o primeiro mandato. A chuva que caiu em Brasília é uma das explicações, mas provavelmente não a única. A própria rotina, a ausência de shows mais expressivos e até mesmo a falta de atrações internacionals, também contribuíram para o “fracasso” de público.

Em todo caso, do ponto de vista político e até da importância para a ainda jovem democracia brasileira, foi muito significativo o ato da tarde desta segunda-feira, 1º de janeiro, no planalto central. Foram, por exemplo, dois discursos; um no Congresso, outro no Planalto. Ambos cheios de recados, para a população e para os políticos. E igualmente para os críticos mais ferrenhos. Lula chegou a contestar a tese, razoavelmente difundida, de que seu governo é “populista”. Não, é “popular”, garantiu o presidente que tem mais quatro anos de mandato.

Acompanhei a posse presidencial pela TV (Globo e Globo News, e também parcialmente pela Bandeirantes) e pela internet: blogs de Ricardo Noblat e Josias de Souza; e portais Folha Online, G1, Último Segundo, Agência Estado e Terra. É neste último que encontrei a melhor dosagem entre opinião, análise e, sobretudo, informação. Deixo claro que se trata de opinião pessoal, apenas – e os demais também trouxeram bom conteúdo acerca do fato mais marcante do primeiro dia do ano. Em todo caso, reproduzo, a seguir, um dos textos do Terra. Acompanhe:

”Com pouco público, Lula é empossado presidente

A segunda cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou por volta das 16h, em Brasília, com público bem menor do que em 2003. A chuva que caiu na capital federal durante toda a tarde espantou os espectadores. Cerca de 5 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, estavam no gramado da Esplanada dos Ministérios.

Mesmo assim, o presidente desfilou em carro aberto. Ele e a primeira-dama Marisa Letícia percorreram o trajeto entre a Catedral de Brasília e o Congresso Nacional no rolls-royce presidencial.

Ao lado do vice, José Alencar, e dos presidentes do Senado, Renan CalheirosAldo Rebelo, ele prestou o compromisso constitucional no Salão Negro do Congresso Nacional e assinou o termo de posse como presidente da República. O pequeno público que compareceu ao plenário aplaudiu demoradamente.

Pelo menos dez ministros compareceram à cerimônia, entre eles a ministra do…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia e toda a cobertura feita pelo portal Terra, pode fazê-lo acessando o endereço http://noticias.terra.com.br/posse2007/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo