Arquivo

No Planalto. Sem plumas e paetês, nem gente de fora, Lula assume hoje para mais 4 anos

Tudo começa às 3 e meia da tarde, conforme ensaio realizado no sábado. São três atos distintos: o primeiro, formal, no Congresso Nacional, onde acontece a posse propriamente dita. Depois, no Palácio do Planalto, em petit comitê (já que, com reeleição, não há passagem da faixa presidencial), e em seguida, no parlatório, quando Luiz Inácio Lula da Silva discursará para o povo (antes, falará para deputados e senadores). Este, porém, ao contrário de quatro anos atrás, na primeira posse, não será o mesmo em número. Não serão poucos, certamente, mas estima-se em 40 mil os que irão saudar (e ouvir) o Presidente.

Não deixa de ser interessante. Afinal, começa a virar rotina a troca de comando, ainda que de um para um, objeto da democracia. Esta parece estar se estabilizando, o que é muito bom para a sociedade. Em todo caso, a formalidade existe. E como tudo vai transcorrer é o tema de reportagem de Alessandra Bastos, da “Agência Brasil”, e que você pode conferir a seguir:

”Tudo pronto para a posse presidencial

A esplanada dos ministérios já está pronta para receber as cerimônias e festa da posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia será bem menor que em 2003 e a tradicional troca da faixa presidencial não será feita, já que se trata de uma reeleição.

Lula aparecerá em público já com ela no corpo. Sábado foi realizado um ensaio geral para garantir que tudo corra como o previsto. A organização do evento deverá custar R$ 1 milhão.

A posse será dividida em três atos. Como, por lei, é o legislativo quem empossa o executivo, a primeira cerimônia será no Congresso Nacional. De lá, Lula segue para o Palácio do Planalto onde participa de cerimônia fechada somente para convidados. A festa popular será na esplanada, onde um palco foi montado para show de vários artistas, como Leci Brandão, Olodum, Geraldo Azevedo e Célia Porto.

Já que na virada de ano, tradicionalmente todo o mundo vira a noite acordado, a festa só começa à tarde, às 15h30. Em desfile de carro aberto, Lula e o vice-presidente José Alencar fazem o trajeto da Catedral de Brasília ao Congresso. presidente Lula e a primeira-dama, Marisa Letícia, seguem em um automóvel Rolls Royce, enquanto o vice e sua esposa, Mariza Gomes, virão em um Ford 29, alugado para ocasião. A chegada ao Congresso está marcada para as 16 horas.

Lula será recebido pelos presidentes da Câmara, Aldo Rebelo (PcdoB-SP), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). No plenário da Câmara, Lula vai discursa após a leitura do Termo de Posse e de prestar o compromisso constitucional. Às 17h30, Lula seguirá para o Palácio do Planalto, de onde sairá já com a faixa presidencial e subirá a rampa do local seguindo para o…”


SE DESEJAR ler a íntegra do artigo, pode fazê-lo acessando a página da “Agência Brasil” na internet, no endereço http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2006/12/31/materia.2006-12-31.6904286303/view.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo