Arquivo

Páreo corrido. Só zebra das bens grandonas tira de Chinaglia a Presidência da Câmara

É verdade que alguns deputados graúdos do PSDB estão se movimentando. Eles são paulistas, majoritariamente. Mas não ligados ao governador José Serra. São, todos, afilhados de Fernando Henrique Cardoso que, ao que tudo indica, perdeu seu tempo e vê definhar a liderança sobre os tucanos que o ajudaram a ser Presidente da República.

Serra, na verdade, e Aécio Neves, colega mineiro de governança, estão noutra. Pensam longe. E para frente. Ou há outra explicação para que afilhados deles, e vários outros, decidissem fechar com o petista Arlindo Chinaglia para a Presidência da Câmara, em detrimento de Aldo Rebelo, o preferido de FHC.

O certo é que, por maioria, consultada telefonicamente, a bancada do PSDB assumiu o petista e ganhará a vice-presidência da Casa. E se junta também ao PMDB, que já apóia Chinaglia, terá a secretaria-geral e a Presidência, nos dois últimos anos da Legislatura.

Com isso, e a provável adesão, nos próximos dias, também das bancadas do PR, PTB e PP (e outras mais, quem sabe) se consolida a liderança do deputado do PT e a eleição para a Presidência da Câmara ganha contornos de “páreo corrido”.

Leia a reportagem divulgada pelo “G1”, o portal de notícias das Organizações Globo, sobre a adesão tucana a Chinaglia e a devida repercussão no meio político:

”PSDB OFICIALIZA APOIO AO PETISTA ARLINDO CHINAGLIA
Anúncio foi feito em Vitória pelo líder tucano Jutahy Júnior. Ele disse que PSDB decidiu respeitar princípio da proporcionalidade

O PSDB formalizou no fim da tarde desta quinta-feira (11) o apoio ao deputado petista Arlindo Chinaglia na disputa pela presidência da Câmara. É o segundo partido a apoiar oficialmente o petista. Na terça (9), foi a vez do PMDB.

O anúncio foi na sede do PSDB em Vitória (ES), estado no qual passa férias o líder tucano na Câmara, Jutahy Magalhães Júnior. Antes do anúncio, Jutahy Júnior fez uma consulta por telefone aos deputados da bancada do partido. Na consulta, perguntou se os parlamentares preferiam Chinaglia, Aldo Rebelo (PC do B) ou um terceiro nome.

Com a decisão, o PSDB ficará com a vice-presidência da Câmara. Segundo Jutahy Magalhães Júnior, o indicado para o cargo deverá ser o deputado Nárcio Rodrigues (PSDB-MG).

“O PSDB confirma sua atuação e respeito à proporcionalidade”, afirmou Jutahy Junior, em referência ao princípio segundo o qual o partido com a maior bancada tem direito a indicar o presidente – como o PMDB desistiu de lançar candidato próprio, a prerrogativa passou a ser do PT, segunda maior bancada.

O tucano Ricardo Ferraço, vice-governador do Espírito Santo, disse ainda que o PSDB consultou a bancada por meio de Jutahy e que a decisão foi “democrática”. “Na medida que o maior partido da Câmara (PMDB) manifesta apoio a essa candidatura, o PSDB manifesta posição de ter seguido a atuação do partido e decidido pela proporcionalidade.”

O deputado petista Arlindo Chinaglia, que viajou para o Espírito Santo para participar do anúncio, disse ter ficado “honrado com o apoio”.

“Quando fiz contato com o PSDB primeiramente, eles se mantiveram neutros. Quero registrar que (os tucanos) foram éticos durante a campanha. Foram decisivos na minha estratégia quando me informaram que decisão seria pela proporcionalidade…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página do “G-l”, o portal de notícias das Organizações Globo, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1417254-5601-2564,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo