Arquivo

Reforma política. Assembléia gaúcha pronta para sediar seminário especial sobre o tema

Será na segunda-feira o Seminário sobre a Reforma Política, promovido pela Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul. Um dos idealizadores, e principais entusiasta, do evento é o atual presidente do Poder, o santa-mariense Fabiano Pereira, do PT.

 

Fabiano, na reportagem assinada pela jornalista Marcela Santos, da Agência de Notícias do parlamento gaúcho, afirma que a possível aprovação de um elenco de reformas na área política pode criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do país.

 

Vale a pena ler o texto distribuído aos veículos de comunicação pela Agência da AL. A seguir:

 

“Seminário será um exercício de autocrítica, afirma Fabiano Pereira

 

O atual quadro político nacional marcado pela multiplicação de legendas, legislação eleitoral enfraquecida, troca-troca de partidos e escândalos de corrupção traz à tona a necessidade de se debater a real importância de uma mudança no sistema político vigente. Com as possíveis alterações, a estrutura política pode mudar substancialmente.

 

Estudiosos, representantes da classe política, trabalhadores, empresários, formadores de opinião e comunidade em geral estarão reunidos no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa com o objetivo de fortalecer as instituições democráticas e reforçar a importância do exercício da cidadania e a legitimidade dos mandatos conquistados pelo voto. O Seminário sobre Reforma Política é promovido pelo Legislativo estadual e inicia às 9h desta segunda-feira (29).

 

Para o presidente do Parlamento gaúcho, deputado Fabiano Pereira (PT), a aprovação de uma reforma política é a possibilidade de se criar um ambiente favorável para que o País se desenvolva ainda mais. “Estamos consolidando a democracia em nosso País, mas precisamos recuperar a credibilidade dos políticos perante a sociedade”, defende. Entre as possíveis causas desta descrença, o petista aponta os escândalos na tentativa de aumentos salariais, a infidelidade partidária, os gastos exorbitantes utilizados nas campanhas eleitorais. Ele lembra também que somente no mês de janeiro, antes mesmo da posse na Câmara Federal, mais de 20 deputados federais trocaram de partido.

 

Contribuição da Assembléia


Nos últimos quatro anos, foram feitos inúmeros esforços por parte dos parlamentares gaúchos no sentido de moralizar a gestão da Casa e de aproximá-la da sociedade. Pereira acredita que tais iniciativas poderão contribuir para a construção da reforma política. “Fomos um dos primeiros a terminar com o voto secreto e com os auxílios e aposentadoria especial dos parlamentares, a reduzir o recesso parlamentar e as diárias. Além disso, criamos a…

 

SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, pode fazê-lo acessando a página da Assembléia Legislativa na internet, no endereço http://www.al.rs.gov.br.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo