Arquivo

Secretariado. Afinal, quem é Ariosto Culau, o homem do governo Lula no 1º escalão de Yeda

A maior surpresa do secretariado de Yeda Crusius, não há dúvida, é Ariosto Culau. Ninguém, no meio político gaúcho, o conhece. E ele foi sacado da manga do colete no sábado, 30 de dezembro, para assumir em lugar do desistente Berfran Rosado, do PPS, que largou, antes de assumir, a secretaria de Planejamento e Gestão. Rosado se recusou a votar aumento de impostos, proposta constante do pacotaço rejeitado pela Assembléia, e se mandou antes.

Mas, quem é mesmo Culau? Só se soube, logo após o anúncio, tratar-se de funcionário de carreira no Governo Federal e que atuava no Ministério do Planejamento. E mais nada. Então, Quem procura responder é um dos jornalistas mais alinhados com as propostas do novo governo, Políbio Braga. Ele explica mais em notícia/análise que publica em sua página na internet. Políbio também faz outras considerações sobre integrants do novo governo do Estado. Acompanhe:

”Surpresa no secretariado de Yeda é um homem de Lula no Planejamento

A governadora eleita Yeda Crusius, acaba anunciou nesta sábado o nome de um integrante do governo Lula, Ariosto Culau, atual secretário de Orçamento do Ministério de Planejamento do governo Lula, para a secretaria do Planejamento, cuja vaga foi aberta com a renúncia do deputado Berfran Rosado, do PPS. Há alguns dias corria o boato de que Yeda estava a procura de um nome desconhecido. Culau é secretário de Orçamento Federal do ministério do Planejamento. Um desconhecido no RS.

. Culau, escolha pessoal de Yeda, é gaúcho e trabalhou com ela ao tempo em que a governadora ocupou o ministério do Planejamento no governo Itamar Franco. . O detalhe da escolha: ao contrário de Berfran Rosado, que responderia apenas pelo planejamento, Cullau cuidarás também da gestão, área que inicialmente ficaria afeta a Fernando Schüller, deslocado do que seria a futura secretaria do Governo para a da Justiça.

. Outras duas mudanças também foram anunciadas, mas é apenas uma troca de posição pela qual também já se esperava: Fernando Schüller irá para a secretaria de Justiça, o que é surpreendente, porque Schüller não tem nada a ver com a área; e Celso Bernardi acumulará a chefia do gabinete de Relações Institucionais com a secretaria da Agricultura. A ida de Bernardi para a Agricultura visa dar tempo a Yeda, porque o deputado que ela escolheu para o cargo não quis ficar no governo. O PP escolherá o substituto. O nome escolhido foi o do deputado Francisco Appio, mas o fato dele não ter sido referendado imediatamente, significa que Yeda quer mais tempo.

. Até agora não se sabe quem ficará no lugar de Schüller na posição que Yeda já chamou de secretaria de Gestão Estratégica e que a mídia passou a chamar de secretaria de Governo. O remanejamento de Schuller resolve outra situação que levaria embaraços ao governo, porque o secretário acumularia também funções parecidas com as de porta-voz e secretário de comunicação, o que não tem nada a ver com suas funções. Deste modo,…”


SE DESEJAR ler a íntegra notícia (e da análise) pode fazê-lo acessando a página do jornalista na internet, no endereço http://www.polibiobraga.com.br/.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo