Arquivo

Vestibular da UFSM. Concurso termina hoje. E já se pensa em mudanças para 2008

Com cerca de 20 mil inscritos, e uma abstenção, completadas três provas, na casa dos 20%, encerra hoje o concurso vestibular da Universidade Federal de Santa Maria – que não tem ainda uma previsão do dia em que será divulgado o listão de classificados.

De qualquer forma, ainda nesta sexta-feira (noticiava-se que seria ainda nesta madrugada, pelo site da coperves, instalado na página da UFSM: www.ufsm.br) serão conhecidos os pouco mais de 4 mil concorrentes que terão as suas redações corrigidas. Aliás, é a redação (muito temida, talvez pouco compreendida) a última prova do concurso.

A grande novidade deste ano foi a inclusão da Filosofia, entre as disciplinas com perguntas a serem respondidas pelos vestibulandos. E o que vêm em 2008? Em entrevista que o jornal A Razão está publicando hoje, o presidente da Comissão Permanente de Vestibular (Coperves), professor Dario Trevisan não antecipa, mas diz que elas virão. Ah, uma já é conhecida: a partir do ano que vem, para o candidato saber qual a sala em que fará as provas só haverá um jeito: pela internet. Confira a entrevista:

A Razão: Professor Dario Trevisan, já existe uma data definida para a divulgação do listão? Quando será?
Dario Trevisan:
Nós não temos esta data ainda, até porque é a primeira vez que a universidade está realizando um vestibular multicampi. Nós temos que aguardar as redações dos outros campi, e o números das redações avaliadas é muito maior que todos os anos anteriores. É muito difícel fazer uma previsão de quando nós teremos a disponibilidade de divulgar este listão.

A Razão: Muitos vestibulandos reclamaram que algumas provas foram cansativas demais. Qual sua avaliação desses três dias de vestibular?
Dario Trevisan:
Bom, a prova mais extensa, que exige uma maior leitura do candidato, é a prova que foi realizada no dia de ontem (quarta-feira, dia 10), que envolve literatura, geografia , história e agora filosofia. É uma prova geralmente muito extensa, porque ela tem muitas imagens, muitos textos prontos, e portanto, exige um maior tempo, tornando a prova mais cansativa.

A Razão: Tivemos abstenções na casa dos 15% nos dois primeiros dias do concurso e chegou na casa dos 19% no terceiro dia. O senhor considera estes números normais ou seriam altos demais? A que o senhor atribui a abstenção deste ano?
Dario Trevisan:
Nós podemos considerar que o índice é alto. Já tivemos outros vestibulares com índice de abstenção maior, mas é um índice realmente um pouco elevado. A principal causa que nós atribuimos é que muitos candidatos que se inscreveram, se inscreveram com a expectativa que a densidade fosse baixa, e no fim do processo de inscrição isto não ocorreu. Então estes candidatos não se sentiram seguros para fazer a prova, e desistiram de fazer o seu vestibular. O que é uma pena, porque fazer um vestibular é uma experiência que agrega valor para todas outras tentativas que o candidato realizar em sua vida.

A Razão: Alguns veículos de comunicação de Santa Maria comentaram que fiscais estariam liberando vestibulandos com o gabarito de suas provas antes do meio-dia. O senhor recebeu alguma denúncia neste sentido? Em caso positivo, que medidas serão tomadas?
Dario Trevisan:
O candidato não tem folha-rascunho. Ele recebeu no primeiro dia de prova o que nós chamamos de “Tô assim”, para ele diariamente anotar o gabarito oficial e demais estatísticas da prova. Então os fiscais têm a orientação de permitir que o candidato deixe em cima da classe somente o documento de identidade, a caneta e alguma água. Nada mais. Esta é a orientação que os fiscais receberam. Então, não posso admitir que algum candidato tenha saído com o gabarito do local das provas.

A Razão: Mas se confirmarem estas denúncias, quais as medidas que serão tomadas?
Dario Trevisan:
Inicialmente vamos chamar os coordenadores de setor, para saber da onde provêm estas denúncias. Vamos chamar as comissões fiscais e conversarmos com eles. O que acontece muito nestas situações é que tem muito “diz que me diz”. Então, alguém vê alguém com um papel quando saiu da prova, e já achou que era o gabarito. Outro já emenda um pouquinho mais, e diz que todo mundo saiu com o gabarito. Quando na verdade, tudo isto não aconteceu. Então nós temos que ouvir todas as partes para esclarecer com precisão toda esta história.

A Razão: Uma inovação deste vestibular foi a inclusão da filosofia nas provas. Existe a previsão de outras mudanças significativas para os próximos vestibulares?
Dario Trevisan:
Este ano tivemos uma carga de inovações bastante grande. Tanto em termos de processo seletivo em sí, que são os editais, quanto em termos da parte operacional do concurso. Então, as inovações nós sempre temos. Nós já anunciamos para 2008 a primeira inovação. E qual é esta inovação? É que a partir do ano que vem não haverá mais uma relação de candidato por prédios. Ou seja, de curso por prédio e de prédio por curso. O candidato para saber seu local de prova deverá efetivamente entrar no site da coperves e digitar o seu número de inscrição para poder localizar o local de sua prova. Nós acreditamos que isto…”


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas desta sexta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo