Arquivo

A nova fase. Chega a hora de cobrar promessa de ministérios com a “porteira fechada”

Praticamente definido o primeiro escalão, como você leu na nota imediatamente anterior a esta, abaixo, a briga passa a ser outra – tão grande ou mesmo maior que a disputa de faca e foice para conquistar esta ou aquela pasta ministerial. Especialmente porque, há quem entenda, o segundo mandato de Luiz Inácio Lula da Silva tende a ser mais tranqüilo, do ponto de vista administrativo, do que o primeiro.

 

Taí algo que só o futuro vai dizer. Não faltam desafios a serem vencidos, com demandas sociais que, provavelmente, provocarão contendas de desfecho imprevisível. Em todo caso, há otimismo – pelo menos entre aqueles aquinhoados com a participação no governo de coalizão.  O que só acirra a nova fase da disputa pela participação no poder.

 

A dita coalizão receberá teste de grandes proporções já por esses dias. O presidente Lula nomeou três ministros, Dilma Rousseff (Casa Civil), Paulo Bernardo (Planejamento) e Walfrido Mares Guia (Relações Institucionais) para mapear, receber e sugerir nomes para os supercargos de segundo escalão. Alguns, inclusive, estão na categoria de supersuper, como é o caso da diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Petrobrás. Há bons indícios de mudanças de comando no primeiro, e poucas possibilidades de troca (na presidência, ao menos) na segunda.

 

Fiquemos com um caso gaúcho que me parece um bom exemplo, a CGTE, da área de Energia. Hoje, são petistas os dirigentes. E amanhã? Afinal, o ministério de Energia é do PMDB. E o presidente Lula, ou seus aliados espalharam indevidamente, teria garantido que as pastas a serem entregues aos parceiros de governos seria de “porteira fechada”. É? Será mesmo? Taí algo pra se conferir. Pessoalmente, duvido. Mas…

 

PS: há outro caso, no Rio Grande do Sul, que toca fundo inclusive em Santa Maria e seu pleito de ver concluída a BR 158. Um dos grandes mentores das obras em andamento é o superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte), vinculado ao ministério dos Transportes, Hideraldo Caron – engenheiro formado pela UFSM. A pasta será comandada por Alfredo Nascimento, do PR. E daí? Caron, que é do PT, continua?

 

SUGESTÃO DE LEITURA –  leia aqui a nota “Partidos lulistas abrem guerra pelo segundo escalão”, do jornalista da Folha de São Paulo, Josias de Souza.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo