Arquivo

Falta pouco. Mais três ministros empossados por Lula. Agora, o que falta são os arremates

Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o noticiário mais recente disponível, passa o final de semana em seu apartamento, em São Bernardo do Campo. Na noite desta sexta-feira, na mesma cidade, participaria de um jantar com o presidente mundial da Rolls-Royce, famosa fabricante britânica de carros pra lá de sofisticados.

 

Não tenho a mínima idéia do cardápio. Embora suspeite que não seja bife com fritas. Em todo caso, Lula ficaria faceiro com isso. Ou com qualquer coisa. Afinal, depois de quatro longo meses de nheco-nheco (provocado por ele próprio, aliás), está se concluindo a montagem do ministério que, se supõe, deva sobreviver a todo o segundo mandato.

 

Claro que isso não deve ter sido combinado com Marta Suplicy. Devidamente fritada (quem sabe ela desiste, pensava Lula com seus botões), acabou assumindo uma pasta supostamente de segundo escalão, do ponto de vista político. Mas sai em abril do próximo ano, para concorrer, outra vez, à Prefeitura de São Paulo, cargo que já foi dela.

 

Aliás, Marta foi empossada nesta sexta. Mas não sozinha. Também foi formalizada a promoção de Walfrido Mares Guia, do PTB, do Turismo para as Relações Institucionais – de onde fará a articulação política do governo junto ao Congresso. “Ele adora tomar café, almoçar e jantar com deputados e senadores”, disse Lula, com um certo ar de desdém. E igualmente foi entronado o novo ministro da Agricultura. Não, não é Delfim Neto. Mas poderia ser. Afinal, Reinhold Stephanes, o escolhido, foi colega do economista paulista no governo de Ernesto Geisel.

 

E agora? Agora falta pouco. Guilherme Cassel, o santa-mariense, é cotadíssimo para continuar no Desenvolvimento Agrário, onde foi segundo de Miguel Rossetto, que recusou voltar – para ser candidato a prefeito de Porto Alegre e, no meio tempo, se der, dirigir a Refinaria Alberto Pasqualini. E tem também que resolver a participação do PC do B e do PSB no governo – o que não deve demorar mais que alguns dias e a assunção de ambos na Defesa e no Esporte (comunistas do B) e na Ciência e Tecnologia e aa futura secretaria dos Portos (dos socialistas).

 

E pronto. Será só chamar o ministro da secretaria de Comunicação, Franklin Martins (leia nota a respeito, mais adiante, acima) e conclamar a Nação. E trabalhar para que ela atenda o chamado, claro. E aí… Bem, aí o governo pode começar, não?

 

SUGESTÕES DE LEITURA –  Confira aqui um perfil dos ministros já escolhidos por Lula. E aqui leia a reportagem “Lula empossa ministros e exalta governo de coalizão”, assinada pelo jornalista Lucas Ferraz, do site Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo