Arquivo

Memória (12) . O último adeus a Dom Ivo teve a marca da solidariedade e do ecumenismo

Foi sepultado no início da noite de ontem, na cripta da Basílica da Medianeira, o corpo de Dom Ivo Lorscheister, que morreu às 4 da tarde de segunda-feira. A importância dele para Santa Maria, a Igreja Católica e a própria sociedade, por sua intensa atuação ao longo da vida, foi responsável pela presença de inúmeras autoridades ao seu velório, que aconteceu, na maior parte do tempo, na Catedral.

 

Além disso, foram milhares de pessoas, independentemente do seu credo, que foram prestar a última homenagem ao “bispo da esperança”, como seu próprio sucessor, Dom Hélio Rupert, o denominou.

 

Da mesma forma, a visibilidade nacional (e até internacional) do trabalho que ele desenvolveu em vida, notadamente na direção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da qual foi secretário geral e presidente, garantiu espaço em todos os principais veículos de comunicação brasileiros.

 

A seguir, você lê um dos textos publicados pelos jornais de hoje. No caso, um texto editado pelo jornal A Razão. Mais abaixo, você encontrará links também para o Diário de Santa Maria, o ClicRBS e o jornal Zero Hora. Confira:

 

 

“Santa Maria diz adeus a dom Ivo

Grande número de pessoas nas cerimônias fúnebres do religioso. O último adeus foi uma emocionada salva de palmas

 

As últimas homenagens ao bispo emérito de Santa Maria, dom Ivo Lorscheiter, começaram na noite de segunda-feira, dia 5 de março, quando o corpo do religioso foi levado para Catedral Diocesana de Santa Maria. Missas foram rezadas de hora em hora, atraindo um grande número de fiéis e admiradores durante toda noite. Pela manhã, com a chegada de autoridades civis, militares e religiosas, continuaram as despedidas para o sacerdote católico.

 

Ecumenismo

 

Representantes de diversas igrejas cristãs da cidade participaram das cerimônias de despedida a dom Ivo. Em uma das missas celebradas ontem pela manhã na Catedral Diocesana, o bispo da Igreja Anglicana, dom Jubal Pereira Neves, falou em nome do lideres religiosos de outras igrejas. Ele salientou que, apesar da tristeza, o momento deveria ser de ação de graças. “Ao invés de perguntarmos porque Deus levou dom Ivo devemos agradecer pelo Senhor ter nos concedido todo esse tempo de convivência com ele”, afirmou.

 

Dom Jubal destacou o papel relevante do bispo emérito de Santa Maria na defesa das boas relações entre as diversas religiões cristãs. “Dom Ivo é, na história do Brasil, um ícone do ecumenismo”, ressaltou.

 

O valor do trabalho religioso realizado por dom Ivo foi ressaltado também pelos padres católicos. “É justo que o povo de Santa Maria preste esta última grande homenagem ao…”

 

SE DESEJAR ler a cobertura do sepultamento de Dom Ivo, e a íntegra desta notícia publicada pelo jornal A Razão, clique aqui.

 

PARA LER TAMBÉM a cobertura do sepultamento de Dom Ivo, feita pelo Diário de Santa Maria, clique aqui.

 

PARA LER IGUALMENTE a cobertura realizada pelo ClicRBS, pode fazê-lo clicando aqui.

 

PARA LER a cobertura do sepultamento de Dom Ivo, feita pelo jornal Zero Hora, clique aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo