Arquivo

Ministério. Faltam apenas ajustes. E o anúncio. E Marta Suplicy vai ficar mesmo de fora

Marta Suplicy, se quiser ser ministra, terá que contentar-se com o Turismo – de pouca visibilidade e verba nula. O que é um mico para quem deseja (se for o caso) ser candidata a qualquer coisa, especialmente a Presidência da República. Há, portanto, neste momento, nove chances em 10 de a ex-prefeita de São Paulo ficar fora do governo.

 

Não se sabe se será compensada,ou não, com outros cargos para aliados. No entanto, a rigor, a presença dela e a participação do PT, partido do Presidente, no governo federal se constituem na única dúvida real acerca do ministério de Luiz Inácio Lula da Silva para o seu segundo mandato.

 

Quem afirma isso, entre outros analistas, é a colunista do jornal O Globo, Tereza Cruvinel. Em sua página na internet ela informa, por exemplo, que o PDT vai ganhar a Previdência, para seu presidente, Carlos Luppi ou Manoel Dias, secretário geral – embora a preferência pessoal de Lula seja Miro Teixeira.

 

E que o PSB ganhará, além da Ciência e Tecnologia, também a secretaria, com status de ministério, que cuidará de portos e aeroportos. Tereza não diz, mas este deve ser o cargo do gaúcho Beto Albuquerque, que deixará a liderança do governo na Câmara para José Múcio, do PTB. Há vários, quase todos na verdade, nomes e postos definidos. Para saber mais, leia o que Tereza Cruvinel escreveu na sua página na internet, ainda nesta terça-feira. A seguir:

“Reforma de Lula está quase pronta

Ainda que deixe o anúncio para a semana que vem, o presidente Lula já está com sua reforma ministerial praticamente fechada. Uma das mais importantes mudanças, pelo significado político que terá, será a escolha de Walfrido Mares Guia para a pastade Relações Institucionais, no lugar de Tarso Genro, que vai para a Justiça. Walfrido acumularia a pasta de Turismo, a não ser que Lula precise dela para acomodar Marta Suplicy, hipótese já levantada na conversa com o presidente do PT, Ricardo Berzoini.

Mares Guia ainda está no PTB mas deve ser por incompatibilidade com o presidente do partido, Roberto Jefferson. A presença de um não-petista na coordenação política, se confirmada, será um sinal eloqüente da relação mais distanciada que Lula parece desejar ter com o PT neste segundo mandato. Um sinal de que Mares Guia está sendo integrado ao grupo palaciano foi dado na segunda-feira, por sua presença na reunião em que Lula e os ministros da Casa receberam as propostas do ministro da Educação, Fernando Haddad, para acelerar a melhora da qualidade do ensino.

Com a escolha de Geddel (Vieira Lima) para Integração Nacional, a ser confirmada na conversa de hoje (ontem) ainda com Michel Temer, restará a Lula decidir se atende ou não ao pleito do PMDB da Câmara por uma segunda pasta, que seria Agricultura. Mas como o atual ministro, Luiz Carlos Guedes, teve o apoio do governador Blairo Maggi (MT), a voz política mais importante do agronegócio, Lula preferiria deixá-lo. Seu objetivo é fazer com o que o PMDB da Câmara se contente com Integração Nacional e aceite como de sua cota a escolha de José Gomes Temporão para a Saúde.

Resta ainda a Lula resolver o problema do PT. Era ele reconheça o valor político e administrativo de Marta Suplicy, o empenho que ele teve em sua campanha no segundo turno, não parecia decidido a nomeá-la. – Posso fazer isso mas não sou obrigado – teria dito a um interlocutor.O interlocutor entende que Lula pode nomear Marta, desde que isso não lhe crie problema com o PP. Ou seja, só se for para outra pasta, como Turismo. “Não quero problema”, teria dito Lula…”

 

SE DESEJAR ler a íntegra, clique aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo