Educação. Volta hoje transporte aos alunos nas escolas estaduais. Mas decisão é provisória
Pelo menos por mais 10 dias, o transporte dos alunos da Rede Estadual de Ensino está garantido. É o que dizem as empresas que realizam o serviço, que estão recebendo menos do que entendem correto para o transporte dos estudantes.
Saiba mais, no texto enviado aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da Prefeitura, em texto assinado pelo jornalista (e secretário) Tiago Machado. Ele trata de reunião havida no sábado, com a presença de vereadores e do coordenador regional de Educação, além do prefeito municipal. Confira:
Transporte escolar da Rede Estadual será retomado nesta segunda-feira
Será retomado nesta segunda (20) o transporte escolar para os alunos da Rede Estadual de Ensino em Santa Maria. A informação foi confirmada em reunião realizada na manhã de sábado (18) na Prefeitura Municipal. Além do Prefeito Valdeci Oliveira e de secretários municipais, participaram do encontro o Coordenador Regional de Educação, Jairo Nicoloso, os vereadores Cláudio Rosa (PMDB) e Anita Costa Beber (PR) , além de pais e diretores das escolas estaduais localizadas no interior de Santa Maria.
Conforme o prefeito que se reuniu com representantes das empresas transportadoras da cidade na sexta (17), o serviço está garantido até o final deste mês. As empresas tiveram sensibilidade em retornar porque avaliam que os alunos estão sendo muito prejudicados. Porém, eles também afirmaram que se o Governo do Estado não fizer o repasse de recursos necessários para o serviço neste período, eles vão parar novamente na virada do mês. O Estado tem de deixar de ser omisso nesta questão, explicou Valdeci.
Segundo o prefeito, o município espera que nos próximos dias o Tribunal de Justiça confirme o bloqueio de recursos do Estado para o pagamento do transporte escolar da Rede Estadual de Santa Maria. A Procuradoria Geral do Município ingressou com o pedido na última sexta (17). Se isso ocorrer o Estado terá de pagar o custo real do transporte e não os valores que eles estão repassando agora que estão completamente fora da realidade, disse ele.
Passados cinco meses do começo do ano letivo, o Governo do Estado somente neste mês repassou o primeiro pagamento do serviço. O problema é que o recurso enviado ao município, que tem a responsabilidade de contratar as empresas transportadoras, foi de R$ 43 mil, sendo que o custo mensal do serviço é de R$ 97 mil.
Mobilização Também foi definido na reunião de sábado que a Câmara Municipal irá solicitar nesta semana uma agenda oficial com a Secretária Estadual de Educação, Mariza Abreu, para tratar da questão do transporte em Santa Maria. A medida foi definida depois que o Coordenador Regional de Educação, Jairo Nicoloso, afirmou que o Estado não irá pagar o custo total do transporte escolar da Rede Estadual na cidade.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui , se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.