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QUE SEJA PRA VALER. Prefeitura anuncia um punhado de mudanças no trânsito

Rua André Marques já com nova sinalização, depois do anúncio das mudanças...

Vamos combinar o seguinte: há alguns meses, parte das medidas anunciadas nesta terça-feira, em entrevista coletiva, é cópia do que se informou faz bastante tempo. E, até agora, não havia saído do papel. Me refiro, para dar um exemplo, ao fim do estacionamento no lado esquerdo das ruas André Marques e Floriano Peixoto.

Agora, vamos combinar outra coisa: não sei se isso tudo vai dar certo. Mas o fato objetivo é que alguma coisa é preciso fazer. E a prefeitura diz, via secretários Sérgio Medeiros (Controle e Mobilidade Urbana) e Giovani Manica (Relações de Governo e Comunicação), que acontecerá. Então, que seja mesmo pra valer.

Mais que isso, até já alguma coisa começou a ser feita no mesmo momento em que ambos falavam à imprensa. Ah, para saber o que disseram os secretários e conferir todas as medidas anunciadas, acompanhe material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. A reportagem é de Vera Jacques, com fotos de João Vilnei. A seguir:

... pelos secretários Giovani Manica e Sergio Medeiros, em entrevista coletiva na Prefeitura

 “Prefeitura anuncia medidas para melhorar fluxo de veículos no centro e nos bairros

Em entrevista coletiva no gabinete do prefeito Cezar Schirmer, na manhã desta terça (9), o secretário de Controle e Mobilidade Urbana anunciou um conjunto de medidas que visam melhorar o trânsito no centro e em bairros da cidade. As alterações, englobam medidas como mudanças de sinalização, sentido de tráfego, colocação de redutores de velocidade, retirada de estacionamentos, inclusive, da Zona Azul e alteração de roteiro de ônibus. As ações, programadas para serem executadas até março de 2011, já iniciaram nesta terça-feira em ruas centrais. “É um conjunto de medidas leves, sem grandes obras, mas que têm um grande efeito sobre o trânsito”, explica Medeiros.

O conjunto de ações, segundo o secretário da Pasta da Mobilidade Urbana, seguem duas diretrizes básicas: assegurar o acesso ao centro da cidade e desestimular o tráfego de passagem na região central. O secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Manica, também presente à coletiva, justifica a necessidade das medidas uma vez que Santa Maria é uma cidade com mais de 150 anos e com ruas muito estreitas, sem condições de alargamento. Outro componente que prejudica o trânsito, segundo Manica, é o aumento muito grande de veículos em circulação. O secretário diz ainda que a melhoria das condições do transporte coletivo e a passagem integrada são ações que também irão desafogar o trânsito…”

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Um Comentário

  1. Transporte coletivo deve ser prioridade, afastar os coletivos da Acampamento é obrigar os usuários a ter que se deslocar cada vez mais longe para ter acesso ao que é muitas vezes seu único meio de transporte.
    Faz muitos anos a cidade de Santa Maria já vem numa linha de tentar desafogar o trânsito através de melhorias no acesso ao transporte coletivo, pensar em inclusão social e acessibilidade no transporte coletivo também tem que ser prioridade, por um lado se anuncia com orgulho que temos ônibus habilitados para portadores de necessidade especiais e por outro vão obrigar o cadeirante a ter que se deslocar varias quadras da Acampamento para pegar ônibus. A Acampamento tem corredor de ônibus, e custou muito para os cofres públicos, levou tempo para ser feita a obra e o transtorno foi grande, transporte coletivo passar por ali, já é fato consumado, é a rua mais confortável para se pensar em embarque e desembarque e fluxo do transporte coletivo.
    Quanto A Floriano, quanto tempo vai durar até que se destrua a rua com o fluxo constante de ônibus, o que vai terminar em transtorno e aumento da tarifa, pois ruas sem conduções de trafego como foi a Acampamento quando estava toda esburacada certamente aumentam os gastos com a mecânica dos coletivos, além do desconforto para os usuários.
    As administrações municipais devem dar continuidade aos projetos necessários e essenciais que nas mudanças de gestões acabam ficando para terminar na gestão seguinte, a partir desse ponto deve começar novos projetos que tenham coerência com o fluxo integrado da cidade. Medidas que não contribuem com a coletividade não desafogam o trânsito nos centros das Cidades. A Acampamento é lugar de comércio, de compras, de grande fluxo de pessoas, ali deve ser priorizado o acesso os transporte coletivo.
    Administrar não é fácil, exige tempo, trabalho e dedicação.
    Já se passaram quase dois anos da atual gestão, e o que esta ficando são apenas as promessas feitas aos montes, tudo era muito fácil de fazer nos discursos em 2008. Muitos eleitores indecisos acreditando nas propostas e não somente em tendência partidárias votaram na proposta que hoje é gestão, e isso, foi fato decisivo nas urnas. Espero que o governo atual aprenda que não se deve prometer o que não se pode cumprir e que aproveito as obras já prontas e que custaram caro para os cofres públicos como o corredor de ônibus da Acampamento, não apenas mudar por mudar, pois de nada adianta remediar um problema criando outro ainda maior.
    Santa Maria na gestão anterior vinha num ritmo forte, com crescimento e principalmente desenvolvimento, com obras e projetos para todas as áreas. A trocas de governo não é problema, muito pelo contrário é salutar para a democracia, mas o que não pode é a cidade parar no tempo, ficar a deriva.
    Poucos são os projetos, e ainda quando são implementados excluem a grande massa da população.
    Espero que a Administração atual encontre o rumo, mas sinceramente está difícil.

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