Preços. Produtos de alimentação sobem 6,55% e são os grandes vilões da inflação em Sta Maria
Nos primeiros cinco meses do ano, os produtos do grupo Alimentação são os grandes responsáveis pela inflação acumulada de 3,48%. É o que se extrai, rapidamente, dos dados divulgados nesta quarta-feira pelo Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão do curso de Economia da Unifra. O NEPE, sob a coordenação geral do professor José Maria Pereira, é responsável pelo único levantamento conhecido dos preços em Santa Maria.
Como antecipei aqui no início da noite de ontem, a inflação de maio alcançou 0,54%. Metade desse percentual é responsabilidade dos produtos alimentícios. Aliás, embora não tenha chegado ao estouro verificado em abril, se constata só nesses itens, uma elevação de 0,97%. Isto significa mais que o dobro do aumento verificado nos bens e serviços do grupo Despesa Pessoal, que, no entanto, tem um peso pouco superior a 5% na composição do Índice de Custo de Vida apurado pelo NEPE.
Individualmente, a Alimentação – que responde por ¼ do total do ICV – foi superada pelos itens de Vestuário, que cresceram 1,1%. Estes, porem, pesam apenas 5,26% no total do Índice. Resumindo: são o de comer os produtos que se colocam como vilões da inflação santa-mariense nesses primeiros cinco meses do ano.
EM TEMPO: a inflação anualizada chega a 7,24%. Nos últimos 12 meses, apenas os bens e serviços do grupo Artigos de Residência apresentaram deflação: -4,45%. Todos os demais se elevaram, com especial destaque, de novo, para a Alimentação, cujos preços subiram nada menos que 15,49%.
OS DADOS COMPLETOS do Índice do Custo de Vida em Santa Maria, apurado pelo NEPE/Unifra, inclusive a avaliação dos analistas, e dois artigos de conjuntura econômica, se encontram no Boletim do ICVSM, que você pode ler clicando aqui.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.