Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

PMDB (2). Tiroteio de números desencontrados, na disputa entre Jobim e Temer, diz a ‘FO’

E agora? Como você leu na nota imediatamente anterior, divulgada na coluna Informe Político, do Jornal do Brasil, Nelson Jobim estaria estudando, no carnaval, proposta de acordo feita pelo grupo que apóia Michel Temer para a presidência nacional do PMDB.

 

O pleito, inicialmente marcado para 10 de março, está em princípio mantido. Mas a situação é outra, segundo informa a repórter Gabriela Guerreiro, da sucursal de Brasília da Folha Online, braço de internet do jornal Folha de São Paulo. Segundo Gabriela, a disputa tende a acontecer, com os dois grupos brigando voto a voto.

 

Aliás, segundo relata o texto que a jornalista assina, há uma guerra de números que não fecham. Se somados os que cada lado diz ter, sobraria voto, como você pode conferir a seguir:

 

“Disputa entre Temer e Jobim pela presidência do PMDB divide partido

 

A briga entre correntes do PMDB, que havia sido amenizada com o ingresso do partido na coalizão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, promete voltar com força na escolha do novo presidente da legenda. Os dois pré-candidatos ao cargo, Nelson Jobim e Michel Temer, tentaram chegar a um acordo sobre candidatura única, mas a iniciativa não foi em frente.

A Folha Online apurou que Temer e Jobim continuam as conversações na tentativa de evitar um racha do PMDB. No entanto, aliados dos dois lados estão estimulado a disputa. Os dois chegaram a conversar por telefone nesta quinta-feira.

Aliados de Jobim afirmam que o ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) tem votos suficientes para derrotar o atual presidente do PMDB – que não vai abrir mão de sua candidatura. Pelos cálculos de interlocutores de Jobim, o ex-presidente do STF teria apoio de mais de 400 peemedebistas com direito a voto na convenção.

Os aliados de Temer rebatem esse cálculo. O presidente da legenda calcula ter cerca de 450 votos, com a perspectiva de crescer até 500. Como os integrantes do partido com direito a voto somam 782 peemedebistas – entre deputados, senadores, delegados e integrantes do diretório nacional– as contas dos dois grupos não fecham.

A decisão está marcada para o dia 11 de março, em reunião da convenção nacional do PMDB. Temer disse que a data será cumprida pelo partido. A mudança chegou a ser cogitada em meio às especulações de que o presidente Lula esperaria a decisão do partido para anunciar a reforma ministerial. Lula, no entanto, mudou de idéia para evitar a demonstração de que estaria interferindo na disputa. Como o Palácio do Planalto sinalizou que o anúncio deve sair no final de fevereiro, o PMDB manteve a data da convenção.

Números

Aliados de Temer afirmam que o presidente do partido vive hoje uma situação muito mais favorável que na última eleição interna –quando não tinha apoio de Estados como Santa Catarina, Rio Grande do Norte e…
”

 

SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, clique aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo