EconomiaEstadoTransporte

FERROSUL. Pozzobom apresenta projeto na AM-Centro e entrega carta de apoio ao Governo do Estado

A região central do Estado apóia a criação da Ferrosul – ferrovia que faria a ligação entre as províncias meridionais e destas com o restante do país. A idéia surgiu a partir da Ferroeste, gerada no Paraná e que pode ter um ramal que chegaria ao sul gaúcho.

Quem apresentou o projeto aos prefeitos integrantes da Associação de Municípios do Centro do Estado foi o secretário de Integração Regional de Santa Maria, Jorge Pozzobom. Foi na manhã desta quarta-feira, como conta o material distribuído pela assessoria do próprio. Confira a íntegra e, lá embaixo, um adendo claudemiriano. A seguir:

“Ocorreu hoje (quarta), 25.11.2009, às 9 horas,durante Encontro da AM CENTRO – Associação dos Municípios da Região Central de Estado do RS, a apresentação do Projeto FERROSUL, feita pelo Secretário de Integração Regional Jorge Pozzobom, acompanhado de seu Secretário Adjunto – Armando Ribas Neto, do Vice-presidente do Escritório da Cidade – Carlos Farias e do Presidente do COREDE CENTRO – Caio Jordão.

Após a apresentação se produziu um Documento de Apoio à implantação da Ferrovia FERROSUL, que ligará, via malha ferroviária, o Rio Grande Sul ao Norte do País. O protocolo teve o apoio integral dos municípios da AM Centro, com assinatura de todos os prefeitos presentes.
O manifesto de Apoio ao projeto, que reitera também o propósito de participação efetiva da região central nas ações de implantação, será entregue pelo Secretário de Integração Regional, Jorge Pozzobom, diretamente para a Governadora do Estado – Yeda Crusius.

Além disso, na parte da tarde desta mesma data (quarta), o Secretário Jorge Pozzobom estará em Porto Alegre, tratando da participação efetiva da regiao Central, junto ao Secretário de Infra-estrutura do Governo do Estado – Daniel Andrade, que recebe na ocasião, cópia do documento assinado.”

ADENDO CLAUDEMIRIANO: conversei no início da noite de ontem com Armando Ribas Neto, secretário-adjunto de Integração Regional. Que me confirmou ter havido o encontro entre Pozzobom e Andrade (referido na nota) na capital e, mais que isso, a inclusão da região em todos os debates acerca da Ferrosul, que se transforma, desta maneira, numa reivindicação conjunta dos municípios do centro gaúcho.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Caro Márcio Dutra: Temos aqui no escritório as cópias, se puderes passar aqui, a gente providencia. Abraço!
    Praça Saldaha Marinho, 19
    (55) 3027-2918

  2. Caro Claudemir: Para colaborar com esta notícia, gostaria de lembrar, que no dia 09/10/09 por iniciativa do Dep. Fabiano Pereira( Pres. CSP da Assembléia), foi realizado em Santa Maria, no Hotel Morotin Centro, o 1º Fórum regional Ferroviário, que tratou de dois temas: A realidade das Ferrovias no Brasil e ” A reativação da Ferrovia Pública no RS”, a partir da criação da FERROSUL, onde palestraram os Srs. Samuel Gomes-Pres. da FERROESTE/PR e Marco Arildo-Pres. do TRENSURB/RS.
    Onde de vários encaminhamentos tirados, era a criação de um grupo de trabalho para tratar da viabilidade de criação da FERROSUL,com a participação dos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Rio Grandedo Sul.
    Inclusive temos a gravação na íntegra de todo o fórum.
    Amilton dos Santos – Ass. Parlamentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo