Arquivo

Não custa lembrar. Você ainda lembra em quem votou em 2004? E em 2002? E em 2006?

Confira a seguir nota publicada na manhã de 8 de maio de 2006, uma segunda-feira:

 

“Você ainda lembra quem levou seu voto em 2002?

É provável, muito provável aliás, que a resposta à pergunta do título acima será “Não”. Mas isso não é motivo de desconsolo, necessariamente: a falta de memória sobre o destino do voto para deputado federal é um fenômeno nacional, conforme pesquisa feita por um professor da Universidade Federal Fluminense, de Niterói, Rio de Janeiro – e que mereceu destaque em reportagem publicada nesta segunda-feira, pelo jornal Zero Hora.

Segundo a pesquisa objeto da matéria, 71% dos eleitores não lembram em quem votaram para deputado federal, no pleito que aconteceu há 3 anos e meio. Por que isso acontece? A resposta mais provável, segundo o pesquisador, o cientista político Alberto Carlos Almeida, é que você vota na pessoa, e não no partido. É possível, muito possível. Em todo caso, confira a reportagem, e reflita:

”Sete em 10 eleitores não lembram voto
Pesquisa mostra que o eleitor começa a esquecer o nome de seus candidatos dois meses após o pleito

Se confiarem apenas na memória, os brasileiros correm o risco de dar mais um mandato para parlamentares envolvidos em mensalinhos, mensalões ou até com a recente máfia das ambulâncias. Uma pesquisa mostra que 71% dos eleitores esqueceram em quem votaram para deputado federal quatro anos antes…”

Para ler a nota na íntegra, inclusive a reportagem publicada por Zero Hora naquela data, clique aqui.

 

 

PASSADOS EXATAMENTE 20 MESES da publicação da nota acima, uma outra eleição (em nível estadual e nacional) já aconteceu. Antes da pesquisa mencionada, já havia ocorrido um pleito municipal. Exatamente o que teremos dentro de nove meses. Se me fosse pedido um conselho, apenas perguntaria se lembra, ainda, em quem votou para vereador em Santa Maria no encontro com as urnas de 2004. E verificasse, se ele(a) foi eleito(a), qual o comportamento nesses três anos e pouco. Inclusive porque teu voto será pedido outra vez.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo