EstadoMeio Ambiente

ESTADO. Chuva atinge 2,3 mil famílias no interior. Há quase 2 mil desalojadas e 12 cidades em emergência

Cheias registradas em Alegrete, uma das comunas atingidas na na Fronteira Oeste gaúcha
Cheias registradas em Alegrete, uma das comunas atingidas na na Fronteira Oeste gaúcha

Ainda que a chuva forte tenha dado uma trégua, após o feriado de Natal, em várias cidades gaúchas a situação ainda é muito ruim, principalmente porque há a perspectiva de um retorno ao clima ruim. São 12 municípios em situação de emergência e 43, no total, de afetados pela intempéria.

Também subiu o número de famílias atingidas, com quase duas mil fora de casa – seja abrigadas por parentes ou em abrigos públicos, como você confere em material publicado pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A foto é de Reprodução da RBS-TV. Acompanhe:

Sobe para 2,3 mil o número de famílias atingidas pelas cheias no RS

… O número de cidades atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul subiu para 43, de acordo com o boletim divulgado, nesta segunda-feira (28) pela Defesa Civil. De acordo com o informe, são 2.329 famílias atingidas, sendo que 1.812 estão na casa de amigos ou parentes  e outras 164 foram levadas para abrigos fornecidos pelo poder público.
Os números são um pouco maiores que os divulgados no domingo (27) quando 1,9 mil famíliastinham sido atingidas em 40 cidades, a maioria localizada na Fronteira Oeste, Norte e Noroeste do estado.
De acordo com a Defesa Civil, as cidades de Quatro Irmãos, Aceguá e Manoel Viana foram incluídas na lista das localidades atingidas. A medição do Rio Uruguai realizada no final da manhã desta segunda apontou que o nível era de 11,25 metros, 6,25 metros acima da altura normal.

A chuva já levou 12 prefeituras a decretarem situação de emergência: Liberato SalzanoTrindade do SulNonoaiSanto ÂngeloSão Miguel das MissõesGuarani das Missões, Roque Gonzáles, Cândido Godói, Uruguaiana, Quaraí, Passa Sete  e Não-Me-Toque.
A chuva forte atingiu a Fronteira Oeste no último dia 18 e seguiu até sábado (27), quando um temporal elevou os níveis dos rios Uruguai e Quaraí. Na quarta-feira (23), o rio Quaraí atingiu a marca histórica de mais de 15 metros acima do nível normal. A maior cheia que a cidade tinha registrado até então foi em 2001, quando o rio chegou aos 14 metros acima do normal…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo