Arquivo

19 a 18. Reservadas, já agora, 35% da vagas abertas na UFSM. Em 5 anos, serão 40%

Depois de vários meses de discussão, e ainda que a opinião pública (e publicada, inclusive este site) não tenha dado muita bola, foi aprovada a resolução proposta pela reitoria da Universidade Federal de Santa Maria, que reserva um razoável número de vagas na instituição.

 

Os beneficiados são os estudantes oriundos das escolas públicas, com 20%; os afro-descendentes (10% já no próximo vestibular e aumentando anualmente até que se alcancem 15%), portadores de necessidades especiais (5%) e os estudantes de origem indígena, com cinco vagas iniciais.

 

A decisão foi consensual, no que toca à reserva de vagas, segundo indicam os que deram declarações públicas que pude ler ou ouvir. A diferença de um voto, na decisão final, se deve a divergências pontuais e ao processo de votação em bloco – o que era refutado pelos 18, ou parte deles, que se manifestaram de forma diferente.

 

O fato é que o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSM – em uma agitada reunião que durou praticamente cinco horas, na manhã desta sexta-feira) aprovou uma medida que já vigorava em outras 16 universidades brasileiras.

 

O decidido pelos conselheiros garante uma inevitável repercussão entre os vestibulandos. Que terão, conforme a resolução (confira as sugestões de leitura, no final deste texto) enfim aprovada, que se adaptar ás novas circunstâncias. Quem, objetivamente, não for afro-descendente, estudar em escola particular, não for portador de necessidade especial ou índio, em tese, terá dificuldades adicionais para ingressar na Universidade Federal. Isso, porém, ainda não passa de teoria. Que a prática (o próximo concurso, por exemplo) vai confirmar. Ou não.

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira a notícia “Aprovado sistema de cotas na UFSM”, publicada pelo ClicRBS.

Se desejar informações oficiais, pode ler também o que publica o site da UFSM.

Para ler a resolução, aprovada na íntegra pelo CEPE, basta clicar aqui.

Os jornais da cidade, com certeza, estampam em suas páginas na edição deste sábado, a nova realidade para o ingresso na UFSM. Quem desejar conferir as reportagens de A Razão acesse aqui. Os que preferirem ler também (ou somente) o Diário de Santa Maria cliquem aqui.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo