Arquivo

Reforma política. Deputados dizem que vão votar. Ah, falam também que Papai Noel existe

Acredite: os deputados federais, por seus líderes reunidos nesta terça-feira, garantem que vão votar a reforma política. Ou o que sobrou dela, mais de um mês do início da apreciação – que não deu em nada, até aqui. Pretendem dividir o restante em três partes: fidelidade partidária, fim das coligações para os pleitos proporcionais (vereador e deputado) e instituição das federações partidárias; e financiamento público para eleições majoritárias (prefeito, governador, senador e presidente).

Acredite mais ainda: é tudo jogo de cena. Ou, falando para a arquibancada. Ou, conversa mole pra boi dormir. Se, e somente se, votarem alguma coisa nesta quarta ou quinta-feira, como dizem, será apenas a fidelidade partidária. E, ainda assim, a proposta “melhor” para os trânsfugas. A obrigatoriedade de ficar três anos no mesmo partido ou, se mandando, tornar-se inelegível por quatro anos. Pessoalmente, nem nisso creio.

Em todo caso, a situação está muito feia, para os parlamentares. E dificilmente ficará pior. Exatemente por isso, eu que já fui enganado uma vez, não serei outra. Essa reforma, mesmo de um dedo só, não sai. E menos ainda, como se cogitou, no próximo semestre. Afinal, para valer já na eleição de 2008, qualquer mudança no processo eleitoral precisa acontecer até o final de setembro.

Para os crédulos, uma informação: se alguma coisa for feita (que não será) na Câmara, precisará depois passar pela apreciação dos senadores. Havendo modificação, por mínima que seja, terá que retornar à Casa dos Deputados. Tudo isso em dois meses. Hehehehehehehehe. Desculpa, mas só rindo, mesmo.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira a reportagem “Câmara: reforma política será votada a partir de quarta”, publicada pelo portal Terra, com informações da Agência Reuters.

Leia também a notícia “Câmara ainda insiste na reforma política”, assinada por Carol Ferrare, no Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo