Arquivo

Expansão. Crescimento acelerado da indústria. E o segundo semestre promete ser melhor

A indústria brasileira apresenta crescimento contínuo desde novembro de 2006. E, no primeiro semestre deste ano, segundo dados oficiais colhidos (e divulgados) pelo IBGE, o incremento industrial do País alcançou 4,8%. Como, diz-se, o setor secundário é o motor do desenvolvimento, não há como negar que a economia anda bem. E é isso que dá esperanças de um crescimento seguro do Produto Industrial Bruto, aumento da renda per capita e, claro, mais emprego e renda.

 

É verdade que os dados são nacionais. E que se pode, com razão, admitir que o Rio Grande do Sul talvez não tenha o mesmo ritmo. Mas tem, na verdade. E Santa Maria igualmente – embora se possa dizer que faltem dados concretos e científicos a respeito. Principalmente pelo peso, aqui, do setor público, muito maior que o da Indústria, embora não muito em relação ao comércio e à prestação de serviços.

 

De qualquer forma, os indicadores nacionais acabam por repercutir em todo canto. E chegam aos rincões, mais dia, menos dia. Principalmente porque, é consenso entre os analistas, a tendência é de maior incremento ainda no segundo semestre, não sendo descartada a hipótese de um crescimento objetivo que chegue aos 6,6%.

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira a reportagem “Indústria acelera e cresce 4,8% no primeiro semestre”, de Adriana Chiarini, n’O Estado de São Paulo.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo