Oposição? Base governista pode engordar no Senado. Há quem fale em 10 adesões. Até do DEM
Com base em levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoramento Parlamentar (DIAP), transformado em reportagem pelo site especializado Congresso em Foco, publiquei ontem nota dando conta dos apoios recebidos no Parlamento, pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Já se percebeu, nos primeiros seis meses do mandato lulista, que a oposição não é tãããão oposição assim. Especialmente na Câmara dos Deputados, mas também no Senado – onde o PSDB, sobretudo, mas mesmo o DEM, o mais feroz dos adversários do governo, têm se comportado em boa parte favoravelmente aos projetos do interesse de Lula.
Pois a situação, diz-se, vai melhorar para o Presidente. Com as comportas descontroladas a partir da aprovação, pela Câmara, da proposta de fidelidade partidária que deixa aberta a janela para os vira-casacas até o final de setembro deste ano, o governo vai colher bons frutos, numericamente falando.
Incrivelmente, seria da fera demista o maior contingente de adesistas. Isso mesmo, o DEM. E ainda tem quem acredite, como o meu amigo Gerardo Martinez (que faz propaganda, entre os integrantes do seu mailing, inclusive eu, do abaixo-assinado contra o imposto), que a CPMF será derrubada. Não será. E vários ainda demistas, com o seu Xô CPMF, vão ajudar Lula.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a notaOposição em decomposição, de Helena Chagas, no Blog dos Blogs.
Leia também a nota Vida mansa. Nem no Senado a oposição é tão oposição assim a Lula no Congresso Nacional, que publiquei aqui, na madrugada desta quarta-feira.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.