Arquivo

Cesma chega aos 25 anos investindo e torna-se símbolo de cooperativismo

Há também um lado sentimental nesta nota. Afinal, o editor tem a inscrição nºo 854, o que o faz, forçando um pouquinho,um dos fundadores da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria, a Cesma. Mas, a par da questão emocional, é preciso realçar o investimento feito ao longo de 25 anos por essa instituição que tornou-se símbolo de cooperativismo no Estado e que, ao mesmo tempo, administrada com “mão-de-ferro”, consolida-se como empreendimento econômico digno dos que a imaginaram e criaram, no finalzinho dos anos 70.

Saindo da sede emprestada pela UFSM, daquela época até agora, na rua Saturnino de Brito, está abrindo hoje as suas instalações na rua Professor Braga. Com a presença de inúmeras autoridades e, sobretudo, do público consumidor de livros, vídeos e material escolar, a Cesma mostra que é possível, sim, o cooperativismo estudantil, de forma muito particular, e do cooperativismo genericamente falando.

Seus milhares de associados não têm do que se queixar: ao lado do atendimento sempre adequado, ganharam também uma livraria aos moldes “de Buenos Aires”, como disse alguém, na inauguração, agora há pouco. É aproveitar. E ter a Cesma como exemplo.

PS. Não se citou nome algum nessa nota. Não é demérito a quem quer que seja, apenas a constatação de que a união foi muito mais importante do que eventuais méritos pessoais.

PS 2. Mas há uma exceção: Télcio Bresolin, ex-morador da Casa do Estudante, vindo de Faxinal do Soturno para cursar Cooperativismo lá pelos anos 70, é o primeiro e único gerente geral e administrador da Cesma. E muito dele está no que é possível verificar hoje. Por isso o registro. Aliás, único.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo