CampanhaClaudemir PereiraEleições 2010InternetJornalismo

ORGULHO. Seixas, o breve; a disputa política interna no PT e a garantia do espaço democrático

Se há uma coisa que orgulha este (neste momento, nada) humilde editor, com 20 e qualquer coisa de anos de estrada profissional, é que o www.claudemirpereira.com.br é democrático. Aqui, todo mundo, guardadas as regras de civilidade, tem direito a se manifestar. E isso aconteceu, ao longo desta campanha eleitoral. E mais: no que toca à informação (que é a alma do sítio, junto à análise independente), também sobrou, modéstia às favas. E isso é norma pétrea, a ser seguida por todos os tempos.

Queria, neste momento fazer duas anotações. Uma é lamentar que vários candidatos a deputado desta cidade não se utilizaram do espaço. Toooodos os que enviaram suas notícias, as viram publicadas. Me refiro, claro, os que têm algum tipo de ligação (mesmo que apenas política) com Santa Maria. Mas tooodos, meeeesmo.

Cito-os, por dever de Justiça, inclusive porque merecem o meu respeito e, creio, de todos os leitores. Em ordem alfabética e independente de partido: Eliseu Padilha, Emília Fernandes, Francisco Gorski, Jorge Pozzobom, Marcelo Bisogno, Maria do Rosário, Maurício Piccin, Nelson Marchezan Jr, Paulo Pimenta, Sandra Feltrin, Sandra Rebelato, Tubias Calil, Valdeci Oliveira e Vilmar Galvão.

Ah, e também Fabiano Pereira. Faço a ressalva e fujo da ordem alfabética pois até agora não entendi muito bem por que, depois que publiquei a nota (remetida por ele mesmo, através de sua assessoria) do lançamento festivo da candidatura, no Clube Esportivo, ainda em julho, nenhuma informação mais veio dele. Pena. Não quero crer que seja por força das manifestações (favoráveis e contrárias) apostas pelos leitores, democraticamente, em seus comentários.

Lamento, também, que alguns dos candidatos citados não tenham sido mais assíduos. Teria prazer em divulgar todos. Mas não sou juiz da comunicação de cada um. Devem ter suas razões para a seletividade. A todos, de qualquer modo, respeito. E desejo sorte nas urnas.

Feito esse registro, vamos à segunda anotação. Por curiosidade, reli boa parte do que foi publicado neste último ano, pautado pela campanha eleitoral. E recolhi duas situações específicas que, se não marcaram o sítio, com certeza ficaram na memória do editor.

Uma é o início entusiasmado da gestão de Vilmar Seixas na presidência do PSDB/SM. A tudo ele contestava, o que faz parte do espírito democrático desta página. Foram dois ou três meses de intensa participação. E, de repente, pffff. Se foi. Para não mais voltar (exceto, não tenho dúvida, como leitor). Ele contribuía bastante, com certeza, para o debate.

Só não se deu conta disto. Tenho a impressão, inclusive, que sua retirada coincidiu com uma outra atitude, esta absolutamente fascista: a de fazer gestões junto ao Governo do Estado para que o Banrisul não mais apoiasse publicitariamente o sítio. Coisa de democrata, como se viu. Mas, enfim, gostando ou não, Seixas, “o breve”, teve papel importante aqui. Para o bem. E para o mal.

E a outra é a lambança petista. Durante meses aqui se digladiaram apoiadores de Paulo Pimenta e Fabiano Pereira. No limite, várias vezes o editor viu-se obrigado a vetar comentários, por ofensivos ou descabidos, a juízo do editor. Mas ninguém pode se queixar de censura: ao contrário, o debate se estabeleceu. Se alguém ganhou ou perdeu com isso, não sei. É discussão do partido de ambos. Mas, certamente, o sítio se sente orgulhoso de poder permitir esse debate.

Dito isto, é seguir o trabalho. E prometer o mesmo o empenho, para tornar o www.claudemirpereira.com.br ainda melhor, mais dinâmico e com maior quantidade de informações. Muuuito obrigado a todos.   

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. Olá boa noite.
    Parabenizo o claudemir pelo espirito democratico do Site. Sempre meus comentários por mais ácido que fossem foram publicados. Lamento a postura do Senhor Seixas. Quero de antemão parabenizar a cumpanhêrada pela vitória da Dilma ( não com meu voto) mas já anunciava no sitio a muito tempo que isso viria acontecer. Ganha a democracia, eleições são assim, perder também faz parte, risos. Em tempo continuo dizendo nem Serra nem Dilma.

  2. @Gepeto
    É um que contou aqui no site o conteúdo de uma conversa no gabinete do Schirmer, relatou um acordo com o PSDB e depois disso mandaram ele se abafar.Hehehee

  3. Em 29 de outubro de 2009, às 15h52min, este Sr. Vilmar Seixas fez o seguinte comentário aqui no site:

    “Caro Ildo e Garibaldi!
    Comigo é tudo sério e a verdade sempre. Já que aqui desafio a falta de moral do petismo que se apresentou por anos perfeito e moral e ético aos extremos e hoje na prática, o que é, sigo com minha convicção e decepção de vocês quanto a prática política.
    Serra Presidente do Basil!”

    Ao ler este comentário, e juntá-lo a outros de mesma autoria anteriormente lidos, juro que fiquei profundamente constrangido. Questionei-me: Como que o PSDB de lideranças do naipe elevado de João Gilberto Lucas Coelho pode escolher um presidente municipal com visão tão estreita da política?
    Pois é, passado quase um ano, deparo-me com mais um exemplo da pequenez política deste senhor Seixas.
    Espero que Vilmar Seixas receba o reconhecimento político da mesma estatura de suas ações e que isso sirva de exemplo também para o Jorge Pozzobom que afiançou a candidatura deste senhor à presidência local do PSDB.

  4. Vamos combinar, o Seixas é um cara influente. Se verdadeiro o fato de que ele “conseguiu” que o Banrisul retirasse o apoio publicitário aqui do site, realmente o cara “é bom”.
    Será que ele foi conversar com o pessoal daquela máfia da publicidade do Banrisul? Então está confirmado que o governo do PSDB só aplica em publicidade onde os editores são “bonzinhos” com o governo? Então é por isto que não sai nada na RBS sobre a roubalheira feita por PSDB e PMDB no governo Yeda? Ahhh, agora estou entendendo… E notem que neste site as principais críticas ao governo são dos comentaristas e não do editor que apenas relata os fatos.
    É Claudemir, ou tu te muda de mala e cuia para a RBS ou tu vai ter que trabalhar o resto da vida.
    Mas, como o próprio Seixas dizia… Serra vem aí. E vem com força, talvez ele consiga ficar atrás da Marina Silva. Isto se o Eymael não avançar muito.
    Aliás, Serra está para estrelar um filme: “A hora do gelo”. Congelou ali pelos 25,27, 28% e dali não sai mais.

  5. À propósito o Seixas sempre provocava os petistas com a frase “Serra vem aí”, mas sua participação era muito importante, só que como os votos do Serra ele também sumiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo