Artigos

South Summit Brazil: Santa Maria em mais um importante passo em direção ao futuro – por Jorge Pozzobom

Cidade presente no superevento de inovação e o lançamento do Santa Maria +

Prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Martini Sanchotene (Foto Diego Fera/Prefeitura)

Mais uma vez, Santa Maria deu um importante passo em direção ao futuro, que, como eu sempre digo, já começou. Na semana passada, pelo segundo ano consecutivo, estivemos no South Summit Brazil, em Porto Alegre. Ao longo dos três dias, no Cais Mauá, mais de 20 mil pessoas estiveram conectadas com o que há de melhor em inovação, entre, projetos, lançamentos, oportunidade de negócios e muito mais. E nós, é claro, não apenas prestigiamos, mas participamos ativamente do evento.

Na sexta-feira, dia 31, lançamos o Santa Maria+ e, por meio dele, passamos a integrar o Instituto Caldeira, um dos melhores ambientes de inovação do Estado. Essa grande conquista é uma parceria entre a Prefeitura de Santa Maria, por meio da  Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), e o  Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (Inovatec) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na ocasião, além do nosso vice-prefeito, Rodrigo Decimo, assinaram o protocolo de intenções, a gestora da Inovatec, Maria Daniele Dutra, e o diretor executivo do Instituto Caldeira, Pedro Valério.

Fazer parte do Instituto Caldera significa muito para a nossa cidade. Essa integração amplia, ainda mais, a nossa conexão com grandes empresas, hubs, startups, universidades e Poder Público. Na prática, Santa Maria terá acesso a uma série de benefícios no Instituto, como seis posições de coworking; 30 horas de reunião; Mesa Caldeira e eventos exclusivos; gestão de contas ativas para conexões; duas datas caldeira; Conecta (inovação aberta) em duas teses; acesso ao Hub, à programação e a conteúdos; e happy hour da comunidade.

Lembrando que a nossa cidade conta com 80 startups, três incubadoras, dois parques tecnológicos e uma aceleradora, além de outros empreendimentos que nos possibilitam a estar nesse ambiente tão importante. Tenho muito orgulho de todo o trabalho gerado aqui e sei que, logo, levaremos outras empresas da cidade a esse mesmo lugar de avanço e desenvolvimento. Por isso, mais do que nunca, queremos aproveitar essa oportunidade de conexão, que nos levará a abrir mais espaços para outras instituições e empresas vinculadas ao ecossistema de inovação de Santa Maria.

Ainda sobre o South Summit, destaco que Santa Maria está entre os 30 municípios que aderiram ao RS Digital, programa idealizado pelo Estado, que tem como objetivo viabilizar, ainda mais, a relação entre população e o governo, junto às gestões dos municípios.

É muito bom ver a nossa cidade fazer parte de tudo isso. O nosso vice-prefeito, Rodrigo Decimo, e eu estamos muito felizes com a participação de Santa Maria nesse evento, que reuniu investidores, empreendedores, representantes do Poder Público e tantas outras pessoas que, com o olhar voltado à inclusão, à responsabilidade social e à sustentabilidade, estão engajadas em discutir o futuro.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras. 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo