Arquivo

Bom. Mas inócuo. Projeto de Fabiano Pereira restringe oferecimento de brindes em lanchonetes

Acompanhe o material enviado aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do deputado estadual Fabiano Pereira (PT). E, lá embaixo, o meu comentário. A seguir:

 

“Projeto de Lei restringe o oferecimento de brindes infantis em lanchonetes, restaurantes e similares do RS

 

O deputado estadual Fabiano Pereira protocolou nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei 354/2007 que dispõe sobre restrições ao oferecimento de brindes infantis pelos bares, restaurantes, lanchonetes e similares no Estado do Rio Grande do Sul. A proposta proíbe  aos estabelecimentos condicionar a distribuição de brindes infantis à aquisição de refeições ou itens alimentícios comercializados em bares, restaurantes, lanchonetes e similares.

Fabiano Pereira argumenta que a proposta contribui para que as crianças, em especial, dêem valor ao alimento por suas características nutritivas e eventuais beneficíos à saúde. “O que ocorre hoje é uma limitação do alimento aos seus aspectos comerciais e mercadológicos, quando seu consumo está condicionado ao oferecimento de brindes. É uma situação que deseduca a criança e constrange os pais”, ponderou.

O deputado acredita que o PL 354/2007 também propiciará a redução dos índices de obesidade infantil no Rio Grande do Sul. “Nosso estado possui a maior fila de espera no SUS para a realização do procedimento da cirurgia de redução do estômago, o que serve de alerta sobre os males em potencial causados pela obesidade à saúde de adultos e crianças. Se por um lado, avançamos nas políticas de combate à fome, é fundamental, de outra parte, que desenvolvamos mecanismos que visem a redução dos índices de obesidade em nossa população”, completou.

O Projeto de Lei 354/2007 tem como referência proposta pioneira do deputado estadual Roberto Felício (PT-SP) e que também encontra-se em tramitação na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.

O projeto na íntegra está no site www.fabianopereira.com.br  no link PROPOSIÇÕES. “

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: aplauda-se a tentativa de Fabiano Pereira. Só que inócua. Tomemos o, no meu exclusivo ponto de vista, exemplo pior, o McDonalds. Que dá um brinde a quem compra um de seus estúpidos (mas que as crianças adoram, e alguns pais e mães também) lanches cheios de colesterol e quetais.

Pois bem. Se transformada em lei a proposta de Fabiano, a única diferença que haverá é que os pais (eu, inclusive) gastarão mais, pois os franqueados dos ianques passarão a cobrar pelo brinde. Aliás, é o mesmo caso de lei que proíbe a cobrança de consumação em casas noturnas que têm música. O único efeito foi aumentar o preço do ingresso. Então, por mais que a intenção seja boa, apenas tornará mais cara a “alimentação”.

 

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo