Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Caso Renan. Conselho de Ética proporá cassação do senador. Mas, no plenário, ele tem maioria

No fundo, no fundo (e talvez no raso também) os apoiadores de Renan Calheiros, e ele próprio, acreditavam na possibilidade de uma absolvição no Conselho de Ética. Desde que, claro, o voto fosse secreto. Não será. E, assim, as estimativas indicam 10 a 5 pela posição dos relatores Renato Casagrande (PSB-ES) e Marisa Serrano (PSDB-GO), que recomendam a cassação do mandato do presidente do Congresso, por quebra do decoro parlamentar.

 

A acusação, relembre-se, é receber dinheiro de lobista de empreiteira e, com ele, pagar a pensão alimentícia da filha que Renan teve com a amante, a jornalista Mônica Velloso (que, aliás, estará nuinha na edição de outubro da revista Playboy). Por conta de representação apresentada pelo PSol, o senador está sangrando desde meados de junho.

 

Isso significa que será cassado? Isto é, a decisão do Conselho vai persistir no plenário? Pouco provável, segundo a maioria dos analistas. Aliás, antes mesmo, o parecer aprovado no grupo restrito de conselheiros, vai passar pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Não é descartável a hipótese de ser recusado. Ainda assim, decisão meeeeesmo só no plenário.

 

E é nessa instância, a última, que está a maior chance de Renan Calheiros se livrar. Afinal, ali, manda a Constituição, o voto será obrigatoriamente secreto.

Renan e seus aliados acreditam ter 50 votos em 81. Precisa 41. Há folga, portanto. Adivinha de onde virão os apoios adicionais, capazes de dar a absolvição ao senador. Isso mesmo, do (cada vez mais) furioso DEM e do (cada vez menos) retórico PSDB. É isso aí. Nada além. Nem aquém.

 

SUGESTÕES DE LEITURAconfira aqui a reportagem “Olavo e Renan enfrentam conselhos de ética no mesmo dia”, do G1, o portal da Globo.

Leia também a nota “Planilha de Renan prevê absolvição com 50 votos”, do jornalista Josias de Souza.

Vale a pena conferir também a reportagem “Caso Renan é o centro da curta semana no Congresso”, de Eduardo Militão, no Congresso em Foco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo