Arquivo

Corre o relógio. Definido calendário eleitoral de 2008. 5 de outubro, a primeira data chave

Nos bastidores, o pleito municipal de 2008 faz tempo que já começou. Partidos e políticos se movimentam sempre tendo em mente o que vai acontecer em 5 de outubro de 2008. São 5,5 mil municípios que conhecerão seus novos (ou os mesmos, nos casos de reeleição) prefeitos. Parte pequena deles, os que têm mais de 200 mil eleitores, ainda poderão ter um segundo turno, três semanas depois.

 

Mas, oficialmente, o calendário eleitoral foi aprovado na última quinta-feira, por quem organiza os pleitos nacionais, o Tribunal Superior Eleitoral. É verdade que o cidadão comum somente perceberá que estamos em ano de eleição lá por maio/junho do próximo ano. Mas os profissionais da política atentam para tudo. Ou deveriam, ao menos.

 

E já tem uma data importante logo ali. Exatamente um ano antes, 5 de outubro, quem quiser concorrer terá que estar filiado a um partido e domiciliado na cidade em que será candidato. Mais que isso: o próprio partido terá que estar em dia com suas obrigações junto ao TSE. Sim, pode haver até uma nova agremiação, desde que ela esteja regularmente aceita no Tribunal até esta data.

 

Além do que, é no dia 5, dentro de 32 dias portanto, que quem quiser trocar de sigla, para concorrer ano que vem, terá que estar já filiado ao (seu) novo partido. O que significa fortes emoções, inclusive em Santa Maria. Afinal, algum outro vereador, além dos quatro que já se mandaram dos seus times originais, também vai virar a casaca? O tempo se esgota, inclusive para os (eventuais) novos trânsfugas.

 

Ah, uma curiosidade: as convenções que vão oficializar as candidaturas para 2008 terão que, obrigatoriamente, acontecer entre 10 e 30 de junho do próximo ano. E, a partir da convenção, os candidatos radialistas terão que ficar fora do ar.


SUGESTÃO DE LEITURA confira aqui a reportagem “TSE define calendário para as eleições municipais de 2008”, da Agência de Notícias do Tribunal Superior Eleitoral.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo