Arquivo

Custo de vida. Inflação de SM é metade da nacional, em agosto. Mas, anualizada, é maior

Vale a pena, imagino, fazer comparações entre o custo de vida na boca do monte e o que se verifica tomado o Brasil como um todo. É verdade que nem todos os itens pesquisados aqui são os mesmos daqueles de levantamentos nacionais. E mesmo entre os diversos índices que englobam todo o País têm diferenças.

 

No entanto, é no mínimo uma curiosidade que, penso, pode ser saciada. Tomei como base, para esse confronto numérico, um dos mais respeitados índices nacionais, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), considerado, digamos, oficial. E, no caso de Santa Maria, o trabalho – ICVSM – realizado pelo Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão (NEPE), do curso de Economia da Unifra, coordenado pelo professor José Maria Pereira.

 

Os números locais foram divulgados na tarde de quinta-feira (e os noticiei aqui na noite do mesmo dia, e na manhã desta sexta). Poucos dias antes foram dados a conhecer os números do IPCA.

 

E agora, as comparações. Em Santa Maria, os preços, de acordo com o ICVSM cresceram 0,25% em agosto. No Brasil, de acordo com o IPCA, o aumento mensal foi de 0,45%. Aliás, no mês anterior, a inflação nacional foi de 0,24%; e a local  0,88%.

 

Computados os dados dos primeiros oito meses do ano, a inflação na boca do monte alcança 4,18%. Curiosamente, o mesmo índice apontado pelo IPCA para os últimos 12 meses – que, no caso santa-mariense, significa 5,61%. Em nível nacional, de janeiro a agosto, a inflação alcançou 2,8%.

 

Conclusão? Óbvia: é mais caro viver em Santa Maria, do que na média brasileira. Enquanto aqui a inflação acumulada do ano é de 4,18%, no Brasil é 2,8%. Anualizados os números, na boca do monte são 5,61% de reajuste, e no País, 4,18%.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a nota “Inflação mais alta não acende luz amarela na Fazenda”, de Luciana Otoni, na página de Etevaldo Dias na internet.

Leia também a nota “Inflação. Grupos de alimentação e vestuário puxam para cima o índice de custo de vida em SM”, que publiquei aqui, na manhã desta sexta-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo