Arquivo

Então, tá. Para destravar a pauta e votar a CPMF, até sessões extras na Câmara. Eitcha!!!

É assim que funciona, quando se quer. Aliás, vale para qualquer Parlamento, de lá ou de cá. O interesse “nacional” faz a coisa andar. Ou parar. Explicando melhor: existem quatro Medidas Provisórias trancando a Pauta da Câmara dos Deputados. Enquanto elas não forem votadas, nenhum outro projeto pode ser apreciado.

 

Essa situação persiste há pelo menos três semanas. Só mudam as MPs; elas vão vencendo o prazo e sendo, quando possível, votadas. Se não, pára tudo. Só que, agora, o interesse do governo está falando mais alto. E, aparentemente, a base será mobilizada para destravar de qualquer maneira a pauta.

 

Tudo em função da CPMF, cuja prorrogação, por quatro anos, tem que ser (ou não) aprovada até o final de setembro pelo Congresso. Ou, pelo menos em janeiro não será cobrada. Diz a constituição que só se pode cobrar por “contribuição” 90 dias após aprovada. E, como se trata de tri buto, decidido pelo parlamento, só vale no ano seguinte.

 

Resumindo: aprovada até setembro, ok, a CPMF continua a ser cobrada em janeiro. Se for chancelada só em outubro, apenas em fevereiro poderá tirar o troco do contribuinte. Em novembro, março, em dezembro, abril. Sempre 90 dias depois.

 

Agora, o terror do governo. Não ser aprovada este ano. Aí, meu amigo, só em 2009. Daí porque… Bem, o presidente da Câmara dos Deputados, até mesmo sessões extraordinárias sucessivas está convocando para essa semana. Ele quer vota-la até quinta-feira. Se conseguir, o rolo passa para o Senado. E lá… bem, lá não é mais problema de Arlindo Chinaglia. É. Pois é…

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Câmara terá sessões extras para liberar pauta e votar CPMF”, divulgada pela Agência de Notícias da Câmara dos Deputados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo