Arquivo

Indústria. Setor cresce na maior parte do País. Mas índice é tímido nos Estados grandões

De um mês para outro, julho para agosto, oito dos 14 maiores parques industriais do País apresentaram crescimento da produção, segundo levantamento oficial do IBGE. Se a comparação é feita em relação a igual período do ano anterior, os números são ainda mais positivos: em 11, dos 14, houve aumento da produção.

 

Não há dúvida que os dados são positivos. E contribuem, inclusive, para o otimismo em torno de uma taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) muito superior à de anos anteriores, e próxima (pouco mais ou menos) aos 5%, a meta pública exposta pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda em fins de 2006.

 

Ainda assim, há algumas ressalvas que precisam ser colocadas. Se é verdade que parques fabris novos apresentaram índices pra lá de favoráveis, casos de Bahia, Pará e Goiás, por exemplo, outros, mais tradicionais, cresceram pouco (caso específico do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais), ou apresentaram refluxo – como São Paulo, o maior deles, disparado, e o Rio de Janeiro.

 

De tudo isso, não há dúvida de que sobra razão para otimismo. Mas seria interessante cautela nas manifestações. Ainda há muita inconstância. Daí porque é melhor esperar, antes de soltar foguetes.

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira a reportagem  “Economia Nacional – IBGE: produção industrial cresce em 8 das 14 capitais”, no Terra, com informações da InvestNews.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo