Arquivo

Os dois lados. Votação secreta em sessão idem. Quem disse que isso beneficia Renan Calheiros?

É verdade que haverá algum recurso, mais para um factóide capaz de galvanizar parte da opinião publicada (a pública não está nem aí, na verdade) e receber o apoio da mídia grandona (e da que se acha), que quer garantir mais alguns pontos no ibope. Ainda assim, se cumprido o regimento interno do Senado e a Constituição, será mesmo secreta a sessão de quarta-feira. E que tem um único assunto em pauta: a votação do relatório do Conselho de Ética, que recomenda a cassação dos direitos políticos do presidente do Congresso, Renan Calheiros.

 

Dito isto, uma questão se coloca: até que ponto é favorável ao acusado a decisão, qualquuer que seja, ser tomada no “escurinho”. Sem mídia, nem qualquer tipo de testemunha. Os que querem absolver Renan votarão sem risco de fiscalização. É verdade. Mas há também os que querem condenar – e não gostariam de que seu voto fosse conhecido.

 

Há até quem diga (e escreva) que esta é a hora da vingança. O que vale para os dois lados. E mesmo que se admita ser mais fácil para Renan se livrar com o escondidinho, ninguém, hoje, faz um prognóstico definitivo. Aliás, há pelo menos um, que corre solto.

 

Qual? Se o presidente do Senado se safar, não importa o número de votos (para condená-lo, são necessários 41), vai se licenciar. Por três meses. O suficiente para que sejam votados projetos importantes na Casa, do interesse do governo. Renúncia ao cargo de Presidente, não. Porque aí seria necessária nova eleição. E essa não interessa ao grupo governista.

 

Mas, nem isso interessa agora. Exceto a sessão secreta e os votos que serão apontados no painel eletrônico. Afinal, isso ajuda ou atrapalha Renan? Complica ou facilita a vida dos adversários dele? Hein? Quarta-feira se saberá.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui  a nota “Aliados de Renan sugerem renúncia pós-absolvição”, publicada pelo jornalista Josias de Souza.

Leia também a reportagem “Ameaça silenciosa”, de Eduardo Militão e Edson Sardinha, no Congresso em Foco.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo