Arquivo

Pesquisa. Você pode escolher os números que quiser. E eles não serão bons para os políticos

A Associação dos Magistrados Brasileiros divulgou, nesta quinta-feira, uma pesquisa por ela patrocinada. O trabalho foi realizado pela Opinião Consultoria, que entrevistou, por telefone, 2.011 pessoas de todos os Estados, nas três primeiras semanas de agosto.

 

O resultado não poderia ser mais catastrófico para a classe política. Qualquer número que você tome lhes será desfavorável. No geral, apenas 11,1% disseram confiar neles. A confiança nos parlamentos é pífia. O que melhor se saiu foi o municipal: ainda assim, a crença nas câmaras de vereadores não chega a 19%. É, convenhamos, bisonho o desempenho dos edis das comunas, segundo o entendimento das pessoas consultadas.

 

Em todo caso, pelo menos duas instituições não têm do que se queixar. A principal delas é a Polícia Federal, que conta com a confiança de 75,5% dos entrevistados. Depois, logo abaixo, o Exército, com 74,7%. Ah, e o combate à corrupção é apoiado por 84,9% dos que responderam às perguntas.

 

MAS, MAS… que me desculpe a Associação dos Magistrados, e mais ainda a empresa por ela contratada. Entendo que, a despeito dos números – que podem estar corretos – tenho uma desconfiança. Não creio que esse seja cientificamente o pensamento da população brasileira como um todo. As entrevistas por telefone não são empíricas. Não, não é isso.

 

No entanto, pergunte, caro leitor, para quem está do teu lado agora, se ele sabe o que é o Tribunal de Contas da União? Hein? Sabe? E o vizinho? E o teu colega? Hammm? Pois é. Segundo a pesquisa divulgada pela AMB, nada menos que 83,6% declararam já ter ouvido falar no TCU. Um pouquinho abaixo, mas não muito, 78,2% disseram saber da existência da Controladoria Geral da União. Mmmmmmm…..

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Pesquisa: brasileiro confia mais no Exército e na PF”, de Denize Bacoccina, da BBC Brasil, reproduzida pelo portal Terra.

Leia também a notícia “Apenas 11% da população confia nos políticos, diz pesquisa”, publicada pela ZeroHora.Com.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo