Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Arquivo

Previdência. Mais emprego formal faz cair o déficit e transforma em pó a idéia de reforma

Ok, ok. O título desta nota talvez seja muito forte. Ou, pelo menos, ouvidos mais sensíveis podem ter se sentido incomodados. É. Pode ser. Talvez seja. No entanto, os números mais recentes ajudam a justificar a eventual veemência da manchete.

 

Aos fatos: a Previdência Social teve o menor déficit mensal de sua história agora em agosto. Mais que isso, a diferença entre o que é arrecadado e o que é gasto, em números absolutos, caiu de R$ 3,24 bilhões em agosto do ano passado, para R$ 2,58 bilhões no mesmo mês agora, em 2007.

 

Quais as causas para esse desempenho tão extraordinário? A principal delas, segundo informações oficiais foi, veja só, o aumento do número de empregados com carteira assinada. Trocando em miúdos: aumentou a arrecadação decorrente do singelo fato de haver mais brasileiros trabalhando.

 

Na outra ponta, reduziu-se a quantidade de benefícios, decorrente, entre outras causas, do censo previdenciário – que fez sumir da lista de pagamentos muitos mortos que, coisas do Brasil, ainda recebiam. Ah, e um incremento na arrecadação, provocado por uma fiscalização mais eficiente.

 

Talvez seja muita pretensão claudemiriana, mas esses números permitem supor pelo menos duas coisas: (1) a melhoria das condições econômicas com a geração de novos empregos, facilita a vida de quem administra a Previdência. Afinal, há mais recursos disponíveis; e (2) por que propor mudanças, se o remédio é conhecido? Hein? Daí por que a expressão do título: “transforma em pó a idéia de reforma”.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Formalização faz déficit da Previdência cair 20% em agosto”, de Lorenna Rodrigues, na Folha Online.

Leia também a reportagem“Déficit da Previdência tem maior queda desde 1990”, de Isabel Sobral, da Agência Estado.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo