Arquivo

Superevento. Fórum Mundial trará milhares de educadores à boca do monte em maio de 2008

A quantidade, na verdade, ninguém sabe. Mas será muita gente. A prefeitura estima entre 25 mil e 40 mil. Uma diferença e tanto, aliás, entre o mínimo e o máximo, mas enfim se trata de um número grandioso, qualquer que seja ele.

 

Independente dos números, porém, é de fato um superevento. E que coloca Santa Maria no mapa mundial da Educação. Saiba mais, no texto enviado aos veículos de comunicação pela assessoria de imprensa da prefeitura, em texto assinado pela jornalista Daiani Ferrari. A seguir:

 

“Santa Maria sediará Fórum Mundial de Educação em 2008

 

Santa Maria foi escolhida para sede do Fórum Mundial de Educação em 2008. A escolha é justificada por todos os projetos envolvendo educação desenvolvidos na cidade, pelo histórico educacional de adultos, economia solidária, inclusão social e também por Santa Maria ser um pólo de educação no interior do Rio Grande do Sul. O evento será realizado entre os dias 28 e 31 de maio, período em que a cidade completa 150 anos de emancipação político administrativa.

Na última semana a diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Cléia Tonin e o Secretário, Carlos Pires, estiveram no Fórum Mundial da Educação do Alto Tietê, em Mogi das Cruzes, com a participação de mais de 30 instituições de todo o mundo. No dia 14 se reuniram com representantes do Conselho Internacional do Fórum com o objetivo de candidatar Santa Maria a sede do encontro no próximo ano. Foram levados materiais impressos sobre a cidade e uma carta do Prefeito Valdeci Oliveira.

Segundo o Secretário, a escolha por Santa Maria também é fruto de uma grande articulação política que envolveu o Gabinete do Prefeito, a Comissão do Sesquicentenário de Santa Maria, secretarias de educação de cidades que já realizaram o evento, e do Instituto Paulo Freire, um local de estudos e pesquisas onde educadores de 24 países mantêm vivas as idéias do educador. “Vários motivos foram fundamentais para a escolha por Santa Maria, entre eles, nossas características fortes na educação, e também pois este foi o estado que criou o Fórum Social Mundial”, definiu Pires.

Estiveram no Fórum, que este ano teve como tema “Educação: Protagonismo na diversidade”, representantes de cidades brasileiras, além de países como Bolívia, Colômbia, Estados Unidos, Itália, Espanha e República de Camarões. O tema do evento para o próximo ano ainda não está definido, e segundo Cléia, será determinado a partir da realidade de Santa Maria e articulado com o Comitê do Fórum, mas desde já se sabe que será sob os eixos da educação para todos e inclusão social.

O Secretário ainda comenta que na próxima semana serão chamados representantes de diversos setores da cidade para uma reunião com o objetivo de começar a pensar de maneira conjunta a construção do evento, e qualquer pessoa interessada pode participar nesta construção do Fórum. Na segunda quinzena de outubro acontecerá o lançamento público do Fórum Mundial de Educação em Santa Maria. A data do evento ainda deverá ser confimada.

Prefeito destaca potencial de Santa Maria em sediar eventos


Na manhã desta segunda (17) o Prefeito Valdeci Oliveira recebeu oficialmente do Secretário Carlos Pires a notícia de que Santa Maria sediará o Fórum Mundial de Educação em 2008. Segundo Valdeci, a cidade irá receber entre 25 e 40 mil pessoas, o que garante à cidade o título de capital de eventos no Rio Grande do Sul. “Vários motivos levaram à escolha por Santa Maria, entre eles a tradição em eventos e a base da cidade na educação, além das comemorações de seus 150 anos”, comentou o Prefeito.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo