Sem categoria

CULTURA. É claro que a Feira do Livro teria de ter a obra da “Turma do Café”. E ela está aí: “Descontos”

Nas duas fotos, há gente misturada que está numa e noutra foto. Mas está nelas a maior parte da turma que produziu “Descontos”, que é…

Por BIANCA PEREIRA, da Equipe do Site

A Feira do Livro ainda não acabou e esta sexta-feira conta com a Turma do Café autografando seu novo lançamento. Produzido pela Editora Rio das Letras, o livro “Descontos” foi escrito por vários autores que se encontram semanalmente para conversar. A sessão de autógrafos acontece a partir das 17h, na Praça Saldanha Marinho.

“Descontos” é uma junção de contos bem diversificados que vão de textos únicos até minicrônicas, com assuntos abordando situações cotidianas do passado e do presente geralmente com um toque de humor.

Dos livros do grupo, “Descontos” (confira lá embaixo a relação completa dos autores) tem o grande diferencial de ter o maior número de participantes e ser o menor livro lançado por eles.

… lançado nesta sexta, na praça Saldanha Marinho. A ‘preto e branco’ (esta) é de Dartanhan Baldez Figueiredo. A colorida, mais acima, é oriunda do Feicebuqui

A Turma do Café, como é chamada a reunião semanal deste grupo que se encontra para falar de livros, filmes, música e da vida em si, começou a se reunir em 2001. A “Turma” é um grupo informal, é uma reunião de amigos que começou com apenas 3 escritores e amantes da literatura que não pensavam em desenvolver livros juntos, porém a cada ano a quantidade de pessoas no grupo crescia e as ideias para os livros acabaram virando realidade.

Para Orlando Fonseca, um dos integrantes, a “Turma” tem “um compromisso informal, não declarado, mas assumido tacitamente, de que somos um grupo que produz e lança livros. A Feira do Livro é o nosso alvo: devemos ter algo para autografar na Feira.”

Os encontros começaram com o café no Montserrat Café no subsolo do Santa Maria shopping, passaram pelo Coyote, Sr. Café, boteco do Caixeral. Nos últimos 5 anos se encontram no Ponto de Cinema toda quarta-feira, agora já bebendo chope e cerveja, porém contam que sempre tem quem bebe refrigerante ou até vinho.

O que fica óbvio é que a Turma do Café é muito importante na vida dos participantes. O grupo fala que acima de tudo são apenas amigos conversando e trocando livros e que essa amizade é o principal ganho da turma. “E, para coroar essa amizade, fazemos livros. Quer coisa melhor: amigos que dividem o que há de mais importante nas suas vidas: leituras, poemas, impressões sobre a vida, gargalhadas?” fala Vitor Biasoli, outro da Turma.

O grupo também comenta que a ideia de se reunir semanalmente é nutrir uma amizade que faz bem para a cena cultural da cidade, e essas reuniões realmente já renderam muitos frutos. Em 16 anos de encontros são 16 livros – 17 agora com este – que passam por diversos gêneros como romance, crônica, contos e poesia.

Biasoli fala que ele entende que a motivação da produção dos livros “é a de encontrar um modo de continuar escrevendo e de encontrar um meio de divulgar esse material.” Ele também fala que a cidade de Santa Maria está sempre presente no pensamento dos participantes, “uma das notas intenções é a de dar expressão literária a Santa Maria – especialmente por meio da crônica, do conto e também do romance coletivo.”

A escolha para o próximo livro é feita de um jeito democrático e variável. Temas e participantes são decididos nas reuniões, porém não existem métodos fixos, cada livro produzido possui sua própria história de elaboração e organização. Tudo começa com o lançamento de uma ideia por parte de qualquer participante.

Athos  Miralha, também integrante do grupo, conta que “As narrativas compartilhadas têm uma organização mais complexa, exige mais na hora de elaboração do texto. As coletâneas são mais fáceis de organizar. Particularmente penso que os nossos livros de contos coletivos foram o que de melhor produzimos.  O livro “A frase do doutor Raimundo” foi indicado ao prêmio Açorianos de literatura de Porto Alegre.”

Com este conto o grupo também ganhou o prêmio de primeiro lugar no Concurso de Contos de Bento Gonçalves.

Além de “Descontos”, os livros  “O maquinista daltônico”, que possui dois volumes, um de poesias e outro de crônicas, também contou com a maior participação do grupo. Já o livro “Os dez mandamentos” foi o primeiro romance com participantes que não faziam parte do grupo.

A Turma do Café ainda possui muitas ideias para novos lançamentos. E uma coletânea de crônicas e um livro de contos melancólicos podem estar logo ali.

Quem é autor de “Descontos”:

Carlos Rangel

Rafael Reinehr

Vitor Biasoli

Francisco Ritter

Ludwig Larré

Antônio Candido de Azambuja Ribeiro

Athos Ronaldo Miralha da Cunha

Orlando Fonseca

Raul Maxwell

Tania Lopes

Odemir Tex Júnior

Ronald Lippold

A relação dos livros já lançados pela Turma do Café.

Tudo haver – 2005 – crônicas.

Nada haver – 2006 – crônicas.

O maquinista daltônico – 2007 – poesias.

O maquinista daltônico – 2007 – crônicas.

A nona assassina – 2007 – contos.

Os dez mandamentos – 2008 – romance.

O gol iluminado – 2009 – crônicas.

Pra começo de conversa – 2009 – crônicas.

A frase do doutor Raimundo – 2009 – contos.

Arquimedes – 2010 – romance.

Milongueiro – 2011 – contos.

O colecionador de cuias – 2012 – contos.

Bastardo – 2013 – contos.

4-3-3 e o porteiro do estádio – 2014 – contos.

Delirismo – 2016 – poesias.

Descontos – 2107 – contos.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo