Gosto, e não canso de elogiar aqui, do sítio especializado Congresso em Foco. Tanto que, dia sim, dia não, repercuto suas reportagens, invariavelmente inéditas e explorando temas esquecidos pela mídia tradicional. Não raro, inclusive, pautando os demais veículos.
Agora, isso não significa concordância automática. Exemplo óbvio é o material que o CF publicou nesta terça-feira, a propósito do perfil ideológico dos congressistas que assumiram. Aponta o material, um crescimento da Esquerda, tanto no Senado quanto na Câmara dos Deputados.
O problema está no conceito. Afinal, desde quando o PV e o PPS (embora oriundo do antigo Partido Comunista) são de “centro-esquerda”? Só no sonho de alguns, muuuito poucos, de seus militantes. Mas eles foram incluídos no levantamento do sítio.
Feita essa ressalva, com a qual ninguém precisa concordar, vale a pena conferir a reportagem assinada pelo bom jornalista Edson Sardinha. A seguir:
“Esquerda terá presença inédita no Congresso…
… A esquerda terá um espaço inédito no Congresso Nacional que toma posse hoje (terça, 1º). A classificação ideológica das siglas brasileiras e o impacto disso na produção legislativa podem provocar longos debates. Porém, uma coisa é certa: PT, PCdoB e Psol, tidos como de esquerda, e PSB, PDT, PPS e PV, historicamente associados à centro-esquerda, ocuparão 219 (37%) das 594 cadeiras do Parlamento. Entre eles, apenas Psol e PPS não fazem parte da base de apoio da presidenta Dilma Rousseff.
Na Câmara dos Deputados, a participação somada de esquerda e centro-esquerda chegará a 38%. No Senado, o índice é menor, mas a esquerda nunca usufruiu na Casa de tanto espaço quanto terá na legislatura que tem início hoje. Dos 81 senadores, 19 (23,5%) são filiados a PT, PCdoB ou Psol. Com os oito senadores de centro-esquerda, o grupo ocupará 27 cadeiras. Há quatro anos, eram 23. Agora, com 15 senadores, os petistas só terão menos representantes do que o PMDB, considerado de centro…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
Quem conviveu na era Golbery sabe bem oque ele articulou, a herança maldita que nos deixou.
APLAUDO DE PÉ O GILSIONE.
Não serei repetitivo, menino você matou a xarada, e poupou o meu Portuges ruim. Concordo com você em gênro, número e grau! Salvando esses, os outros que se diziam esquerda, hoje são a pior Direita, vivem travestidos, enganando o povo, jogando migalhas nas mesas dos desinfelizes, e o banquete é servido para o Capital.
@joao carlos
é, companheiro
como seu líder disse: “foi preciso um metalurgico metido a socialista chegar ao poder para instaurar o capitalismo…”
haja esquerdismo no PT! hahaha me faz rir
e Gilsione, eu incluiria o PCB nessa lista também
@Gilsione Caurio
meu amigo tu tem que rever teu conceito de esquerda , eu sou petista e sou de de esquerda e tenho orgulho dos oito anos de governo lula e de ter elegido a Dilma a maior prova que o governo lula foi de esquerda foi a prioridade do governo para os pobres sem deixar de governar para todos , discurso não muda o mundo , eo pt mostrou para mundo na crise mundial que é possivel sim ter uma economia diferente e a receita é simples da condições para povo viver .
PV esquerda ? ham contra outra
Pelo que entendo dos conceitos marxistas, talvez, apenas o PSOL, PSTU, PCO, possam ser partidos da esquerda. PT segue a política neoliberal. Ou o grande lucro dos bancos privados é fruto do socialismo? Caiam na real.
Pra mim, no conjunto, o PV é centro-direita. Já o PPS não é nem centro-direita, é direita meeeeesmo. Muitos dos parlamentares deste último fizeram o caminho direto do marxismo para o fascismo.