CidadaniaEducação

MESTRES. À Ceci, à Stelita, à de nome escondido e a todos que ajudam a tornar alguém um cidadão melhor

Escola José Bonifácio: aqui, por exemplo, o teatro de bonecos era prática da profe Ceci Leia a matéria completa em: https://claudemirpereira.com.br/2014/10/mestres-a-ceci-a-stelita-a-de-nome-escondido-e-a-todos-que-ajudam-a-tornar-alguem-um-cidadao-melhor/#ixzz3GEyNvkNs  Follow us: @claudemirpe on Twitter
Escola José Bonifácio: aqui, por exemplo, o teatro de bonecos era prática da profe Ceci

O texto abaixo, com modificações necessárias e alguns acréscimos, afora eventuais correções, foi originalmente publicado no perfil do editor no Feicebuqui. Vale a pena reproduzi-lo aqui, como uma homenagem do www.claudemirpereira.com.br a todos os professores, por seu dia.

CECI, STELITA E A NÃO LEMBRADA

Confesso: tenho muito medo de citar nomes dos professores que passaram por minha vida. E daqueles com os quais convivo hoje, nos mais diversos círculos de que faço parte. Já imaginou se esqueço alguém?

Confesso: fico particularmente chateado por não lembrar daquela que me fez um apaixonado pela História. Tudo por conta de um estratagema fantástico e incrivelmente simples utilizado para fazer (a mim e meus colegas) viajar pela mitologia grega, com o Minotauro e seu labirinto. Sim, era o 2º ou 3º ano ginasial (atual 6ª ou 7ª série do ensino fundamental). A mestra cujo nome cisma de não aparecer em minha mente entrou na sala de aula desenrolando um novelo de lã, passando por entre as carteiras, enquanto contava a história. Maravilhosa mestra. Maravilhosa, simplesmente.

Confesso: é por isso que, a cada Dia do Professor, relembro a do nome esquecido e, claro, das profes Ceci, com quem aprendi a ler e escrever na “Cartilha ABC”, entre o 1º e 2º ano do Primário, e nos introduziu ao teatro de bonecos (encenado em plena sala de aula) e Stelita (essa sei até o sobrenome, Detoni), do 3º ano. Minha idade? Entre 6 e 8 anos.

Muuuuito obrigado a vocês. Ceci, Stelita e tantos não lembrados (como a mestra da História) e todos os demais. São, simplesmente, insubstituíveis na minha vida. E responsáveis pelo cidadão que se formou. Ponto.

PS. Ceci e Stelita foram minhas professoras na Escola Normal José Bonifácio. E a que me tornou fascinado pela História esteve na minha vida no lamentavelmente falecido Colégio Industrial. As duas escolas são de Erechim, no norte do Estado, onde passei minha infância e boa parte da adolescência.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo