Santa MariaSaúde

SAÚDE. Reforço político e comunitário de SM para que Hospital de Caridade mantenha a atividade filantrópica

Por iniciativa da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), através de seu presidente, Luiz Fernando Pacheco, aconteceu hoje, na sede da entidade, uma ampla reunião para discutir a questão da possível perda do certificado de filantropia do Hospital de Caridade Dr Astrogildo de Azevedo – e o inevitável impacto negativo da medida para a comunidade mais carente da cidade.

Entre os presentes, além de dirigentes do HC, a começar por seu provedor, Walter Jobim Neto, o prefeito Cezar Schirmer, os deputados Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira e Jorge Pozzobom, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno, e representações de entidades empresariais, educacionais e comunitárias. Entre as principais deliberações tomadas está a realização de uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Duas assessorias de imprensa produziram material acerca do encontro de hoje. As dos deputados Valdeci Oliveira (texto de Tiago Machado e foto de Christiano Ercolani) e Jorge Pozzobom (texto de Thiago Buzatto). Você confere ambas, na íntegra. A seguir:

Deputados e prefeito presentes ao encontro proporcionado pela Cacism, nesta sexta-feira
Deputados e prefeito presentes ao encontro proporcionado pela Cacism, nesta sexta-feira

Em Santa Maria, Valdeci reforça mobilização pela saúde

Depois de se reunir com o coordenador geral de Certificação do Ministério da Saúde, Adelson Jacinto dos Santos, em Brasília, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) voltou a tratar do tema do certificado de filantropia do Hospital de Caridade nesta sexta (11), em Santa Maria. Valdeci, junto com diversas outras autoridades locais e com o provedor da instituição, Walter Jobim Neto, participou da reunião de mobilização organizada pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (CACISM), que teve como objetivo a definição de ações conjuntas para evitar prejuízos à rede hospitalar e de saúde da cidade.

O deputado relatou a audiência que teve no Ministério da Saúde e enfatizou que o movimento para evitar a perda do certificado de filantropia do hospital santa-mariense deve ser “político e técnico” para ter êxito. “A união demonstrada aqui hoje é muito positiva. Mas não podemos achar que apenas isto basta. A articulação local deve ser combinada com uma qualificada prestação de contas e com a apresentação de todos os relatórios contábeis solicitados pelo setor federal de Certificação”, defendeu.

Uma dos encaminhamentos definidos na reunião foi o agendamento de audiência de uma comitiva local de autoridades com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. O encontro deverá ser agendado nos próximos dias. “Certamente estaremos presentes em Brasília novamente. Já defendi a manutenção da filantropia do Hospital de Caridade quando era deputado federal, no final da década de 90, e faço isto novamente agora, na condição de deputado estadual”, afirmou.  

Pozzobom destaca união de lideranças pelo não fechamento de leitos SUS do Hospital de Caridade

O deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB) destacou, na reunião promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria, nesta sexta-feira (11), a união de lideranças políticas e empresariais para buscar solução para o impasse provocado pela possível perda do certificado de filantropia do Hospital de Caridade. O parlamentar ressaltou que mais uma vez, as diferenças foram deixadas de lado por um único objetivo, que é evitar o fechamento de leitos da instituição voltados ao atendimento via Sistema Único de Saúde.

Os participantes da reunião propuseram o agendamento de uma reunião imediata com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar da situação da instituição. Pozzobom salientou a importância da função social do Hospital de Caridade, e acrescentou que a perda do certificado de filantropia vai causar um grande impacto não apenas no sistema de saúde do município, mas também na região. “Só com a união de forças de todos os segmentos da sociedade e do Poder Público que será possível viabilizar a manutenção de leitos do SUS no Hospital de Caridade. Além da saúde, até mesmo a geração de emprego e renda na região ficará afetada. Acima das diferenças, estamos comprometidos com Santa Maria”, afirmou.

Além de Pozzobom, participaram da reunião o prefeito Cezar Schirmer, o deputado federal Paulo Pimenta, o deputado estadual Valdeci Oliveira, os vereadores Marcelo Bisogno, Marta Zanella, João Kaus, Cezar Gehm e Luciano Guerra, o presidente da Cacism, Luiz Fernando Pacheco, e lideranças empresariais.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Impacto negativo da medida para a comunidade mais “carente” da cidade? Assim, na boa, nao fiquei nada surpreso com a decisao da retirada da filantropia, no tempo correto direi pq nao fiquei surpreso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo