Economia. No Dia da Indústria, a justa homenagem a um grupo de 18 (mais que) cinqüentonas
A mais jovem das homenageadas é a Mármores e Granitos Alvorada. Ela tem 53 anos de atuação ininterrupta em Santa Maria, gerando empregos e renda. A mais velhota é a Cyrilla, que beira o primeiro século e que há 98 anos atua na cidade.
Entre as duas, outras 16 empresas da boca do monte, de vários setores industriais, serão justamente destacadas na noite de comemoração do Dia da Indústria. Elas são parte de uma festa bonita e que vai permitir conhecer, afora as lembranças históricas, os Destaques e os Méritos industriais de 2008.
A promoção é da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism) e o festerê está marcado para o dia 29, a próxima quinta-feira. Em relação especificamente às (mais que) cinquentonas e também sobre o evento como um todo, acompanhe o material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da Cacism. O texto é da jornalista Carla Suptitz. A seguir:
JANTAR DO DIA DA INDÚSTRIA 2008:
Homenagem especial a quem está há mais de meio século
produzindo em Santa Maria
Qual é o impacto positivo que uma indústria instalada há mais de 50 anos gera em um município? Quantos empregos? Quantas famílias beneficiadas? Quanto progresso produzido? Essas são questões complexas de responder, mas é muito fácil reconhecer que centenas de famílias e regiões de Santa Maria se desenvolveram e prosperaram a partir da riqueza e renda criada pela visão e iniciativa de grandes empreendedores de nossa história.
Se hoje é difícil arriscar o capital próprio na criação de uma indústria, cujo retorno geralmente é mais demorado do que nas empresas do comércio e serviços, imagine a coragem de criar uma fábrica em 1910, o caso da mais antiga indústria santa-mariense em atividade segundo os registros das entidades setoriais, da Prefeitura e das próprias empresas.
No ano do Sesquicentenário de Santa Maria e do Bicentenário da Indústria no Brasil, o Jantar do Dia da Indústria prestará uma homenagem inédita: a entrega da Medalha José Carlos Kruel para as indústrias fundadas antes de 1958 e que, portanto, estejam produzindo há mais de meio século.
A partir desta edição, a Medalha será entregue anualmente no Jantar, cada vez que uma indústria local completar 50 anos.
A homenagem inédita será feita a dezoito empresas que, juntas, somam mais de 1.100 anos de trabalho em Santa Maria. Confira as homenageadas com a Medalha José Carlos Kruel (por ordem de fundação):
* Cyrilla 98 anos
* Gráfica e Editora Pallotti 85 anos
* Gráfica do Jornal A Razão 72 anos
* Confeitaria Copacabana 72 anos
* Arroz Figuera 69 anos
* Restaurante Vera Cruz 64 anos
* Olaria Carnelosso 64 anos
* Facas Coqueiro 60
* Sorveteria São João 60 anos
* Fábrica Corrieri 58 anos
* Induber 58 anos
* Arroz Guidolin – 57 anos
* Moinho Santa Maria 56 anos
* Cerâmica Pallotti 56 anos
* Telhas Kipper 55 anos
* Primo Berleze 55 anos
* Marzari Alimentos 53 anos
* Mármores e Granitos Alvorada 52 anos
Neste ano, serão homenageados com a entrega dos Diplomas dos Méritos por setor:
* Mérito do Setor Cerâmico: Cerâmica Pallotti
* Mérito do Setor da Construção Civil: DB Graus Gesso Acartonado
* Mérito do Setor Moveleiro: Móveis Scolari & Taschetto
* Mérito do Setor de Turismo: Bella Trento Restaurante e Pizzaria
* Mérito Especial: Multifértil
Os grandes destaques de 2008 são:
* Destaque Indústria: Santa Fé Vagões Mérito do Setor Metal Mecânico
* Destaque Indústria Pequeno Porte: Evollution Confecções Mérito do Setor da Confecção
O Jantar do Dia da Indústria acontece no dia 29 de maio próximo, às 20 horas, no Park Hotel Morotin.
O evento é uma promoção da CACISM (Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria), com participação do SINDUSCON (Sindicato da Construção Civil); Setorial Moveleiro; Associação das Indústrias do Vestuário de Santa Maria; ASINCER (Associação da Indústria da Cerâmica de Santa Maria); SIMMAE (Sindicato das Indústrias de Metal Mecânica e Material Elétrico) e AHTURR (Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria. O Jantar tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Agrimec.
Convites à venda na CACISM e entidades parceiras.
QUEM é JOSÉ CARLOS KRUEL
José Carlos Kruel foi um grande líder empresarial santa-mariense no final do século IX, tendo sido um dos fundadores e primeiro presidente da então Associação Comercial de Santa Maria, futura CACISM.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.