Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
PolíticaSanta Maria

LÁ DO FUNDO. Novo inibe, PDT brabo, Pozzobom e o vice, novidade eleitoral, traições de março, Regional…

Por CLAUDEMIR PEREIRA (com fotos de Reprodução), Editor do Site

– Pedetistas ficaram algo incomodados com o escriba que, sim, não ficou assim tããão certo sobre as “457” filiações ao PDT apenas na área de segurança.

– Ok, ok, ok, se eles dizem… Ah, e logo logo, inclusive como disse (e está registrado) o líder Marcelo Bisogno, as fichas irão para o TSE. Então, mais que palavras (e por que duvidar?), atos oficiais.

– Dito isto, seja qual for o número, o fato é que a sigla fundada pelo falecido Dr Leonel avança com suas falanges para um setor sensível da comunidade. E que pode, sim, fazer a diferença nas urnas.

– Tem vários graúdos na política que bem gostariam de se filiar ao Novo, agremiação em que veem, ao mesmo tempo, identificação ideológica e oportunidade eleitoral.

– Temem, porém, e cá entre nós, não deixam de ter razão, o que consideram excessivo purismo do partido, que exige uma espécie de exame de conduta e outras condições para receber seus afiliados.

– Vai daí que não foi um nem dois a decidir dar uma esperada. Ou o Novo dá sinal claro de que quer, sim, esses mais veteranos, ou não os terá. Se é que, aliás, os quer.

– Lideranças principais do PSDB da comuna ainda duvidam da candidatura própria do PP à Prefeitura. Pensam que a aliança que redundou na dobradinha Jorge Pozzobom/Sérgio Cechin será mantida.

– Há esperança de que a correlação de forças internas no Progressistas penda para o lado da coligação, quanto mais não seja pela excelente relação pessoal e política dos atuais prefeito e vice.

– No entanto, conforme apuração do escriba, é evidente que se trabalha com a possibilidade contrária. E um Plano B se esboça, ainda que por enquanto de forma muito leve.

– Aí, a preferência pende para um acordo com o MDB, e na esperança de manter o DEM como apoiador. E quem seria o vice de Pozzobom, nesse caso?

– Imagina-se, conforme fonte do editor, que Francisco Harrisson (foto acima), vereador de primeiro mandato e atual secretário de Saúde, seja o nome mais forte, e, se ele desejar, será o vice.

– No entanto, a hipótese, muito provável, de Harrisson entender que há fila e ele precisa ainda de pelo menos mais um mandato de vereador, o outro nome é Marta Zanella.

– Também edil, e desde o início da atual gestão como secretária de Cultura, a professora é também ficha importante no MDB, na hipótese de candidatura própria.

– Parece cada vez mais claro que março, o mês “das traições”, a janela da infidelidade (em que trocar de partido  não significa perder o mandato), não será assim tão pródigo em Santa Maria.

– Este escriba faz apenas duas apostas (e olhe lá): Ovídio Mayer saindo do PTB e voltando ao PP (de onde é originário, historicamente) e Jorge Trindade deixando o Rede e indo ao Republicanos.

– No primeiro caso, afora a falta de espaço no petebismo, há identidade ideológica clara. No segundo, pela sobrevivência. A chance de o Rede alcançar o quociente eleitoral é, no mínimo, muito rala.

– Outros descontentes existem, têm vontade de se mandar, mas esbarram no óbvio: as dificuldades eleitorais advindas da mudança.

– Enfim, o pragmatismo (que não é um pecado) pode fazer Juliano Soares, João Ricardo Vargas e Leopoldo Ochulaki (o Alemão do Gás) a ficarem onde estão.

– Getúlio de Vargas, delegado da Polícia Federal, não esconde a vontade de concorrer à vereança. O partido, porém, é indefinido, mas o PSDB estaria liderando a corrida pelo passe dele.

– Não é, como o policial federal, uma novidade. Mas o partido, sim. Há quem aposte que Erony Paniz Jr, ex-PP e agora no DEM, vai tentar de novo virar vereador.

– Quem está fora, e falou ao escriba, embora o diz-que-diz, é o delegado Marcelo Arigony. O projeto, sem acidente de percurso, é se aposentar, seguir professor e iniciar carreira de advogado.

– A ligação política que já existia entre ambos (foto acima)  se estreitou quando um (Cezar Schirmer) era suplente e assumiu o lugar do outro (Osmar Terra), que virou secretário. Isso lá no início do século.

– O fato é que hoje os dois emedebistas são politicamente unha e carne, tanto que, ministro de Bolsonaro, Terra convidou Schirmer, que aceitou. Ambos estão em Brasília.

– Resta ver o que acontecerá nos próximos episódios eleitorais. Osmar Terra, consta, gostaria de ser governador. Facilitaria bastante se Cezar Schirmer, por exemplo, fosse prefeito da capital.

– Para fechar: sabe por que repercutiu menos do que se imaginava (inclusive na Prefeitura) a afirmação do ministro Terra sobre o Hospital Regional?

– Simples: ninguém mais acredita nessa conversa de que leitos serão liberados no início de 2020. Que, como se sabe, começa dentro de pouco menos de três meses.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Osmar Terra governador e Schirmer prefeito de POA, precisamos descobrir o que o editor bebe antes de escrever a coluna. Kuakuakuakuakuakuakua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo