DestaquePolítica

CIDADE. Vereadores aprovam projeto que prevê o repasse de R$ 400 para pequenos produtores rurais

Recurso busca mitigar os impactos da estiagem no interior de Santa Maria

Iniciativa irá beneficiar produtores com renda familiar mensal da produção rural de até três salários mínimos (Foto Câmara/Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

O Auxílio Municipal de Amparo à Agricultura Familiar (AMAAF) foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Santa Maria, na sessão de quinta-feira (6). A iniciativa, de autoria do Poder Executivo, busca mitigar os impactos socioeconômicos em virtude da estiagem, autorizando a transferência direta ao beneficiário do programa no valor de 92 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), o que equivale a R$ 400,43.

Serão beneficiados agricultores familiares e os empreendimentos familiares rurais que tiveram prejuízo na sua produção agropecuária. Entre os critérios para receber o benefício estão ter obtido renda bruta familiar mensal da produção rural de até três salários mínimos nacional nos últimos 12 meses, mediante talão do produtor.

A proposta determina que seja publicado um edital de seleção para que os produtores possam se inscrever para receber o recurso. Uma comissão composta por secretarias municipais e entidades do setor será a responsável por selecionar os beneficiários.

“A estiagem culminou no atraso de plantio desde a primavera e tem assolado a agropecuária, sobretudo nos meses de janeiro e fevereiro do corrente ano e de maneira cumulativa desde novembro de 2021″, diz parte da Justificativa do projeto.

Os recursos para o programa saíram da Secretaria de Desenvolvimento Rural. O valor será pago em uma parcela única.

Para que se torne lei, a matéria ainda necessita ser sancionada pelo prefeito.

Confira a íntegra do projeto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo