Arquivo

Aposentados. Governo estaria disposto a negociar o fim do “fator previdenciário”, sonha Paim

O projeto de Paulo Paim (foto), acabando com o chamado “fator previdenciário” – causa da redução sensível das aposentadorias superiores a um salário mínimo -, foi aprovado no Senado. E daí, se agora a proposta vai para a Câmara dos Deputados, onde o governo (que é contra) tem maioria pra lá de absoluta?

 

Bem, Paim sonha com negociação. E verbaliza essa hipótese, a partir da tribuna. Confira você mesmo, na reportagem distribuída pela Agência Senado, de onde é também a foto de José Cruz. A seguir:

 

“Paim confia em solução alternativa para garantir fim do fator previdenciário

O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou em Plenário, nesta sexta-feira (28), confiança em uma solução negociada para o impasse em torno da votação de projeto de sua autoria que acaba com o chamado fator previdenciário, já aprovado no Senado e, neste momento, em exame na Câmara dos Deputados. Ele afirmou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva teria estimulado dirigentes de centrais sindicais a procurar membros da equipe de governo em busca de uma solução alternativa.

– O presidente Lula disse para as centrais sindicais que conversem com o Ministério, encontrem uma fórmula intermediária, ou seja, abriu as portas para a negociação. Isso é bom senso. Isso é notícia boa – registrou.

O fator previdenciário é um índice que leva em conta a idade do trabalhador, o tempo de contribuição e a expectativa de sobrevida no momento de aposentadoria. O mecanismo foi criado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso para desestimular aposentadorias precoces e, assim, reduzir os gastos da Previdência. Na maioria das vezes, o fator previdenciário reduz os benefícios em relação ao salário de contribuição, mas em alguns casos o cálculo é favorável ao trabalhador…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “Paim confia em solução alternativa para garantir fim do fator previdenciário”, produzida pela Agência Senado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo