DestaqueEsporte

HANDEBOL. “Santa Maria tem lugar especial no coração do Cascavel”, afirma bicampeão brasileiro

Marcelo Rizzotto acredita que cidade voltará a ser referência na modalidade

Atleta (com a taça) lembra do início da equipe cascavelense ao ver o time da UFSM em quadra (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Por Pedro Pereira

No fim do mês passado, Santa Maria sediou a edição de 2023 do Campeonato Brasileiro de Handebol, das categorias masculina e adulta. O grande campeão foi o Cascavel, representante da cidade homônima do Paraná, que conquistou o título pela segunda vez consecutiva. O time da UFSM, representante do Coração do Rio Grande, acabou em 5º lugar.

Marcelo Rizzotto, o Cebola, é vice-presidente da Confederação Brasileira da modalidade e atleta dos cascavelenses desde seus primórdios, em 2005. O jogador, que também é peça essencial da gestão do clube, revela que “sem sombra de dúvidas, a partida mais difícil da competição foi contra o Português”, na grande final.

Os guris da Federal foram derrotados para esta mesma equipe, que representava Recife, Pernambuco, pelo placar de 29 a 17, na segunda rodada da fase de grupos. Os campeões, contudo, somente puderam assistir ao duelo gaúcho entre HANDUFSM e AECB, de Campo Bom, que terminou em 29 a 23 a favor dos santa-marienses.

Vendo o desempenho da equipe da UFSM e conhecendo o elenco, Cebola conta que lembra muito do início do Cascavel no cenário nacional de handebol – que, para o atleta, ainda pode ser considerado um amador. “Nós começamos com um grupo de amigos que foi batalhando, com cada um tirando dinheiro do próprio bolso, até a gente ir adquirindo conhecimento, melhores técnicas, patrocínios… Tem que insistir e fazer o negócio acontecer que uma hora acontece”.

Entre as décadas de 1970 e 1980, o município de Santa Maria e a Universidade lançaram para o país e o mundo diversos jogadores da modalidade – por meio da extinta Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria, a ADUFSM. Não à toa o esquadrão da época é conhecido como “geração de ouro”.

Cebola diz que já estava ciente da importância da cidade para o esporte antes de disputar o Campeonato Brasileiro e que, da forma que o desenvolvimento do handebol no Coração do Rio Grande, como também no Estado, está acontecendo, a glória do passado deve retornar. “Você pode ter certeza que com a dedicação que o pessoal tem, essa bela história que o Rio Grande do Sul como um todo tinha irá voltar a existir”.

“Santa Maria tem um lugar especial no coração do Cascavel”, concluiu o cascavelense bicampeão nacional. O HANDUFSM volta à quadra no mês de novembro, em Campo Bom, para disputar a segunda fase do torneio estadual. Na rodada de estreia, os guris da Federal venceram todos os confrontos e se garantiram na 1ª colocação da tabela, como também foram o time que menos levou gols na competição. O armador do elenco universitário Gabriel Mesquita conversou com o site acerca do desempenho dos santa-marienses no Nacional e as expectativas para o restante de 2023 – confira aqui.

Guris da Federal acabaram Campeonato Brasileiro em 5º e ainda disputam o Estadual em 2023 (Foto Gabriel Haesbaert/Divulgação)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo