Arquivo

Deputado por um dia.Na próxima edição, estará presente escola básica de São Martinho da Serra

Aconteceu nesta segunda-feira, mais uma edição de uma bela promoção da Assembléia Legislativo do Rio Grande: o projeto “Deputado por um dia”. Foram 55 deputados mirins participando das atividades do parlamento, inclusive apresentando, discutindo e votando projetos.

 

No evento, entre outros estabelecimentos, um era da região: Escola Tito Ferrari, de São Pedro do Sul. E no próximo já há garantia de participação de outro estabelecimento do centro do Estado: a Escola Básica Professora Lélia Ribeiro, de São Martinho da Serra.

 

A propósito do que aconteceu na tarde deste primeiro dia da semana, em Porto Alegre, acompanhe o material distribuído pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa. O texto é de Vanessa Lopez, com a colaboração de Luis Osellame. A foto é de Marcelo Bertani. Confira:

 

 

“Parlamentares mirins aprovam quatro dos cinco projetos apreciados nesta tarde

 

55 deputados-mirins aprovaram quatro dos cinco Projetos de Lei (PLs), discutidos e votados durante a Sessão Plenária do Estudante, ocorrida na tarde desta segunda-feira (2), dentro da 26ª edição do projeto Deputado por um Dia. “O objetivo da Casa está plenamente alcançado: vivenciamos uma construção cidadã desta garotada que chega aqui muito bem preparada”, avaliou o presidente da Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, promotora do evento, deputado Gilmar Sossella (PDT), que presidiu os trabalhos. “Tenho certeza absoluta de que estes alunos levarão daqui uma outra imagem do Parlamento gaúcho”, acrescentou. Estiveram presentes no Plenário da Assembléia Legislativa vereadores e secretários dos municípios participantes da edição, o prefeito de Pejuçara, Leonir Perlin, além de torcidas que ocuparam as galerias.

O debate

“O dia 13 de setembro não será feriado, mas servirá para que seja trabalhada, em escolas, entidades e Centros de Tradição Gaúcha (CTGs), a cultura gaúcha, além de servir como dia de abertura da Semana Farroupilha”, defendeu Gabriela Valandro, de Pejuçara, ao falar na Tribuna sobre o projeto de sua escola, Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara. Ela representou o Partido da Cultura Gaúcha (PCG). Já Patrícia Rodrigues, Partido Democrático Estudantil (PDE), da escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, de São Pedro do Sul, ponderou que já há uma data para trabalhar a cultura gaúcha: “O dia 20 de setembro, dia do Gaúcho, já envolve a escola e a comunidade em suas atividades e não deixa de ser um dia que valoriza a cultura gaúcha”. Apesar da ressalva, deixou claro que sua bancada, por acordo, votaria favoravelmente à proposta.

Durante as discussões, Samuel Pinheiro Silveira, 17 anos, do Partido Democrático Estudantil (PDE), da Escola Estadual de Educação Básica Tito Ferrari, de São Pedro do Sul, era um dos mais empolgados. Apesar de o projeto de sua bancada – que propunha a criação de um programa de aproveitamento racional da água nos órgãos públicos estaduais – ter sido rejeitado, ele considerou a experiência inesquecível. “Sempre gostei muito de política. Desde pequeno, adoro discutir e defender minhas idéias”, explicou. “Está sendo maravilhoso”, resumiu.

A diretora da Escola do Legislativo, Rose Mary Bitencourt, destacou a qualidade da Sessão Plenária. “Tivemos muita discussão, muito debate. Temos certeza de que estamos no caminho certo com este trabalho com os jovens, um trabalho cidadão do qual sairão futuros políticos”, afirmou Rose.

Para a coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Picada Taquari, de Pouso Novo, Liamar Bianchini, a experiência foi uma oportunidade de os alunos conhecerem o trabalho parlamentar. “Nossos alunos não têm consciência de tudo o que acontece nos legislativos. Esse projeto incentivou-os a terem maior conhecimento”, analisou a professora.

Também se manifestaram na Sessão os deputados Fabiano Pereira (PT) e Pedro Westphalen (PP).

Próximos participantes

No final dos trabalhos, foram sorteadas as cinco escolas que participarão da próxima edição do projeto: Escola Estadual de Educação Básica Professora Lélia Ribeiro, de São Martinho da Serra; Escola Estadual de Ensino Médio Emília Viega da Rocha, de Gravataí; Escola Estadual de Ensino Médio Dionísio Lothário Chassot, de Tapera; Colégio Estadual Frei Getúlio, de Bom Jesus; e Escola Municipal de Ensino Fundamental Edgar Da Rosa Cardoso, de Fazenda Vilanova.

Atividades da manhã

O presidente da Assembléia, deputado Alceu Moreira (PMDB), e o presidente da Escola do Legislativo, deputado Gilmar Sossella (PDT), abriram, no Teatro Dante Barone, a 26ª edição do projeto Deputado por Um Dia, no início da manhã. O projeto, que existe desde 1999, visa a promoção da atividade parlamentar e estímulo da cidadania entre jovens do ensino fundamental…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra desta e, se desejar, de outras reportagens produzidas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo