Arquivo

Agora vai? Em tempos de crise, reforma política vira remédio. Assembléia gaúcha debate o tema

Na última década, um balaio de vezes já se falou em reforma política. Normalmente, naqueles momentos em que há turbulência no parlamento. Só nestes últimos três anos, pelo menos duas tentativas houve, mas sem sucesso, por mínimo que fosse. E é difícil mesmo acreditar que qualquer modificação no processo eleitoral, por exemplo, prospere com o atual Congresso. Afinal, mudanças, se acontecerem, tendem a complicar a vida dos que já detêm mandato.

 

Em todo caso, parece que este é o instante preciso para que a reforma ocorra, por pressão da opinião publicada – a opinião pública, cá entre nós, tem pouca influência. No mínimo, nunca se debateu tanto o tema. Agora mesmo, nesta semana, é o principal destaque da Assembléia Legislativa do Rio Grande, inclusive com a presença do titular da pasta da Justiça, Tarso Genro, representante do Governo Federal – que apresentou um conjunto de propostas de reforma.

 

O ministro (foto) é um dos que vai participar do evento que acontece na quinta-feira. Outro, e que aparentemente também trata do assunto, o deputado federal peemedebista Ibsen Pinheiro, estará presente. Os detalhes deste e dos outros acontecimentos previstos na semana, pela Assembléia Legislativa, você encontra na reportagem distribuída pela Agência de Notícias do Legislativo. O texto é de Daniela Bordinhão, com foto de Antônio Cruz, da Agência Brasil. A seguir:

 

“Reforma política está entre os destaques da AL na semana

 

debate sobre a proposta de reforma política em tramitação no Congresso Nacional vai movimentar a Assembleia Legislativa nesta semana. O seminário denominado A Reforma Política Necessária acontece, na quinta-feira (7), a  partir das 9h, no Teatro Dante Barone, com participação de palestrantes do poder Legislativo, Executivo, Judiciário, Ministério Público e estudiosos do assunto. O seminário é uma realização da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), com apoio da presidência da Casa, Escola do Legislativo e Espaço do Vereador. Entre os palestrantes confirmados estão o ministro da Justiça, Tarso Genro e o deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB/RS).

 

Outro tema que deverá mobilizar os parlamentes refere-se às ações de Vigilância em Saúde do RS para enfrentar doenças como febre amarela, dengue, leishimaniose e gripe suína. Além disso, os deputados analisam as resoluções do Daer que regulam o transporte de passageiros e voltam a discutir e deliberar possíveis ações de enfrentamento da atual situação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
 
Confira a agenda da semana
Segunda-feira (4)
Os integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), realizam audiência pública, às 14h, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Na pauta, a realização de um diagnóstico da situação da saúde e meio ambiente da região. Foram convidados prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, gestores municipais em saúde e meio ambiente, membros dos Conselhos Municipais de Saúde e Meio Ambiente, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Coredes, Emater, profissionais da saúde, hospitais e comunidade…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência de Notícias da Assembléia Legislativa.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo